Na manhã desta sexta-feira (2), a Prefeitura de Blumenau e o Parque Vila Germânica apresentaram uma série de ações que serão realizadas em outubro para que a memória da Oktoberfest seja mantida. Após 36 anos de criação, este será o primeiro ano em que a festa não acontecerá por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Por isso, de 7 a 25 deste mês, data em que o evento iria ocorrer, várias intervenções acontecerão pela cidade com a parceria do setor privado.

Tudo azul
A campanha lançada pela organização tem como mote a “Tradição em Superar Desafios”, já que os moradores de Blumenau tem no sangue o poder da resiliência. “Este é um projeto para resgatar aquilo que aconteceu em 1984, que nos mostrou que o blumenauense pode e tem o poder da superação. Foi em um momento difícil que criamos a Oktoberfest. Por isso, precisamos manter essa lembrança viva,” ressalta o secretário de Turismo, Marcelo Greuel.
A cor azul estará presente em várias intervenções por todo município, que serão descentralizadas do Parque Vila Germânica. O azul, segundo a organização, representa as tradicionais cores da região da Bavária, na Alemanha, onde a primeira Oktoberfest aconteceu no mundo, e representa ainda a garra do povo, além de resgatar as memórias daqueles que criaram a festa e de que tudo ficará bem.
Bares e restaurantes
De acordo com a organização, os bares e restaurantes da cidade entrarão no clima da Oktoberfest. Será oferecido ao estabelecimento um kit de decoração com a identidade visual, com máscaras, jogos americanos, bandeirinhas e bolachas de chope. Também será incentivado durante o período o uso de um cardápio especial com a gastronomia típica da festa.
Entre as ações promocionais, estão as blitze com retretas, a realeza, personagens da festa como Vovô Chopão, além da contratação de músicos. Todas essas práticas deverão respeitar os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. As regras serão exigidas e fiscalizadas em todos os estabelecimentos participantes.
Bares e restaurantes terão QR-Codes onde o visitante poderá fazer um check-in voluntário. Com os dados integrados ao sistema Pronto, será possível fazer o monitoramento dos casos de Covid-19, ou seja, se algum positivado for ao local, todos que estiveram no mesmo ambiente serão notificados digitalmente. Além de serem testados, todos os funcionários de bares, restaurantes e hotéis serão capacitados pelo Sebrae com práticas higiênico-sanitárias.
No Parque Vila Germânica haverá câmeras térmicas que irão monitorar as pessoas que passarem pelo local. Todos os estabelecimentos participantes das ações especiais em memória da Oktoberfest receberam da organização uma cartinha com orientações do Ministério do Turismo, com todas as práticas que devem ser adotadas durante a pandemia.
Comércio
De 7 a 25 e outubro, o comércio da cidade também fará parte das ações especiais da Oktoberfest. A organização fará uma campanha incentivando a comercialização de trajes típicos com o selo “Produzido em Blumenau”. Haverá também decoração temática com a cor azul, exposição dos carros alegóricos em pontos da cidade e ainda o passeio do Bierwagen, que tanto anima os moradores e turistas, mas este ano, sem a distribuição de chope.
Live de encerramento
Se fosse acontecer, a festa iria encerrar em 25 de outubro, deixando aquele gostinho de saudade em cada morador de Blumenau. Pensando nisso, a organização programou uma grande live especial de encerramento no Eisenbahn Biergarten. Todos os envolvidos com a ação serão testados e os protocolos de sanitização de prevenção à Covid-19 vão continuar mantidos.
Neste dia, serão divulgadas as ações e a programação para a Oktoberfest que ocorrerá em 2021, com a tradicional cerimônia de encerramento e ainda o emocionante show do grupo Velhos Camaradas. Não haverá presença de público, sendo que todos os amantes da festa poderão acompanhar a apresentação em segurança, de onde estiverem, pela internet.