De alma artesanal podem ser definidas as edificações que expõem o tijolinho à vista como elemento marcante em sua arquitetura. Ele confere personalidade ao projeto, remete às casas rústicas, bem como à espaços modernos. Chega a ser inusitado que um material básico se mostre tão versátil.
A presença marcante do tijolinho aparente dominou o cenário das obras residenciais por muitos anos e, ainda hoje, o recurso construtivo surge em ambientes internos e externos. Seja maciço, seja na forma de revestimento.
Em uma reforma, que tal retirar a massa que encobre a história da morada? Nesse caso, o desenho dos tijolos, normalmente de aspecto rústico, será uma agradável surpresa. Trate a superfície com lixa e impermeabilizante. Quando assentado em paredes externas, esse material retarda a passagem do calor para os cômodos, o que é bem-vindo a climas úmidos e quentes.
São construções charmosas, que remetem ares de aconchego. Os detalhes que vêm complementar este estilo, como hederas e jasmim aplicados em pérgolas, e aberturas que podem ter detalhes, como outros materiais colocados na composição, fascinam com sua beleza rústica. E podem trazer ao projeto arquitetônico tão sonhado o toque encantador que você busca.
Saiba mais sobre arquitetura e construção em www.valaraujo.com.br.
