InícioArquiteturaArquitetura: a moda dos murais nas edificações, por Val Araújo

Arquitetura: a moda dos murais nas edificações, por Val Araújo

Os painéis de azulejos que tanto marcaram a arquitetura moderna, agora emprestam sua arte à casas e apartamentos contemporâneas.

Os murais estão na moda. Eles ficaram gravados no nosso imaginário desde que aportaram no país, durante o período colonial. Cobrindo fachadas e muros, eternizaram na cultura brasileira. E fizeram novo começo com a arquitetura moderna.

Intervenção e adereço. Esse é o traço comum com as novas gerações de arquitetos e artistas plásticos que vivem resgatando essa arte. Os painéis – muitas vezes feitos também com ladrilhos hidráulicos – nascem no projeto compondo espaços com elementos arquitetônicos em paredes externas e internas.

Todos fazem uma releitura da tradição. Cada uma a sua moda. Além de interessante efeito gráfico, permite uma maior ventilação quando deixado estes mais baixos ou vazando os painéis.

Espaços feitos para conviver, receber e produzir, com estilo despojado e inovador são espaços propícios para o uso desta arte. E muitas vezes eles são utilizados para dar o destaque a arquitetura proposta.

Os tons mais coloridos para uma área de festas ou com tons suaves para dar romantismo e delicadeza em uma cabeceira de cama, este estilo de trazer personalidade aos espaços por intermédio de ilustrações por painéis é um clássico na arte de decorar.

Saiba mais sobre arquitetura e construção em www.valaraujo.com.br.

Texto escrito por VAL ARAÚJO

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com