A partir da próxima terça-feira (15), a Vigilância Sanitária de Blumenau volta a promover a capacitação para manipuladores de alimentos. A ação será adaptada para por conta da pandemia e as apresentações presenciais terão no máximo 20 participantes, com uso de máscara e distanciamento.
Além das palestras presenciais, durante a semana, também será possível acompanhar o conteúdo na modalidade online. Após a capacitação, o trabalhador recebe um certificado e pode solicitar a Carteira de Saúde, obrigatória para o exercício da função de manipulador de alimentos em Blumenau.
As palestras gratuitas acontecem às terças e quintas-feiras, às 13h30, e quartas-feiras, às 8h30, no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira (em frente à Policlínica), na Rua 2 de Setembro, nº 1212, no bairro Itoupava Norte. Os interessados devem fazer agendamento pelos telefones 3381-7779 ou 3381-7764.
Os trabalhos atendem ao Decreto Municipal nº 12.615, de 13 de abril de 2020, e demais portarias, notas técnicas vigentes, enfatizando a importância e a necessidade da retomada gradativa das atividades de ensino presencial, respeitada a situação epidemiológica, cumprindo as obrigações para prevenção da Covid-19.
Capacitação online
O conteúdo online disponibilizado por meio do Sebrae oferece capacitação com foco na Resolução RDC 216/2004 da Anvisa, no processo de elaboração dos alimentos, nas formas de armazenamento e conservação e em outros importantes conceitos e práticas que aprimorarão seu negócio.
Documentos necessários para Carteira de Saúde
- Carteira de vacinação atualizada (tétano e hepatite B)
- Comprovante de residência
- Documento de identificação com foto
- Foto 3×4 (iniciantes)
- Certificado da palestra anterior (em caso de revalidação)
- Mulheres: unhas curtas e limpas, sem base e sem esmalte
- Homens: unhas curtas e limpas, sem barba e sem bigode