InícioGeralVídeo: usuários relatam lotação acima da permitida no transporte coletivo de Blumenau

Vídeo: usuários relatam lotação acima da permitida no transporte coletivo de Blumenau

O transporte coletivo voltou a operar em Blumenau no dia 25 de agosto, após ficar meses sem circular pela cidade. Entretanto, o retorno do serviço foi diferenciado, com regras rígidas para conter as contaminações pelo novo coronavírus. Foram criadas três “janelas de horário” de funcionamento, ou seja, das 5h30min às 8h30min, 11h30min às 14h30min e das 16h30min às 19h30min. O período reduzido é para evitar a circulação de pessoas que não necessitam do transporte para trabalho ou assuntos médicos.

Com isso, o que os usuários que utilizam os ônibus de segunda a sexta-feira têm observado é a lotação acima da permitida nos veículos. Um dos flagrantes ocorreu na manhã desta quinta-feira (3) na linha Terminal Fortaleza/Terminal Fonte. “Menos ônibus, menos horários para socarem de gente. Tudo bem, os ônibus sempre foram cheios, não é esta a queixa, e sim fazer toda uma população de boba pra nada,” relata o morador de Blumenau, que não quer ser identificado.

Flagrante ocorrido na manhã desta quinta-feira. Foto: Especial / Portal Alexandre José

Outro flagrante de lotação ocorreu na manhã de sexta-feira (29) na linha Troncal 10 Terminal Aterro/Terminal Garcia. “Diminuir os ônibus para andar lotado assim? Começo a trabalhar às 10h e preciso sair de casa quase três horas antes e ainda pegar ônibus lotado,” conta a usuária do transporte coletivo. Também na sexta, um vídeo registrado por volta das 16h30min mostra a quantidade de pessoas dentro de um dos veículos. A imagem foi borrada para evitar a exposição das pessoas. Veja abaixo:

Em números

Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), na primeira semana, entre os dias 25 e 31 de agosto, excetuando os fins de semana que não há operação, o transporte coletivo registrou 57.977 passageiros, com uma média de 11.595 usuários. Este dado representa 11,5% da média diária que era registrada antes da pandemia. Estes números geram mínimos patamares de receita a empresa, mas que são insuficientes para cobrir a totalidade dos custos da operação. Flagrantes de superlotação também podem ser comunicados à Seterb pela ouvidoria no telefone 156, opção 3 do menu.

O que diz a Seterb

Com relação a lotação flagrada pelos usuários, a Seterb informou através de nota que há fiscais durante toda a operação do transporte coletivo para verificar se a redução do número de passageiros em cada viagem para 60% está sendo respeitada.

“A Seterb entende que o cumprimento do limite máximo de passageiros é uma responsabilidade da empresa concessionária, por meio dos motoristas e cobradores. A secretaria não medirá esforços para garantir o respeito ao limite estabelecido, visando sempre à segurança da população.”

Ainda de acordo com a Seterb, sobre o aumento de linhas para atender a população, após reunião nesta quarta-feira (2), a empresa Blumob se comprometeu a ampliar a disposição de horários. Também neste encontro, a Prefeitura de Blumenau se comprometeu a repassar o valor de R$ 5 milhões para a empresa concessionária.

O que diz a Blumob

Até o fechamento desta reportagem, a Blumob, concessionária responsável pelo serviço do transporte coletivo em Blumenau, através da assessoria de imprensa, não se manifestou sobre o assunto.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading