Início Gastronomia Gastronomia: sopas e caldos, os queridinhos do inverno, por Juliana Fraga

Gastronomia: sopas e caldos, os queridinhos do inverno, por Juliana Fraga

Nem acredito que ainda não falei aqui sobre minhas grandes paixões dos dias frios: as sopas. Eu não nego que 20 graus pra mim já é frio e é só noticiar quedas nas temperaturas que eu começo a pensar em qual sopa ou caldo vou fazer pro jantar rsrs. Acho que uma sopa caprichada é capaz de aquecer o corpo e a alma e se você tiver criatividade consegue fazer um prato de sopa diferente por dia. As minhas favoritas são: creme de espinafre, creme de abóbora e a boa e deliciosa canja de galinha.

Foto: Receitas Nestlé

Bom, a canja eu não preciso ensinar ninguém a fazer porque acredito que todo mundo tenha uma receita de família que tem aquele sabor de nostalgia. Dito isso, vou compartilhar com vocês as minhas outras duas favoritas.

Caldo de espinafre:

1 maço de espinafre grande

1 cebola grande

2 xícaras de creme de leite fresco

2 colheres de manteiga

Sal, pimenta do reino, noz moscada

Parmesão ralado

Lave bem as folhas de espinafre e retire os talos. Em uma panela coloque as folhas e meia xícara de água. Tampe e deixe por cinco minutos. Espere esfriar, esprema as folhas com as mãos para retirar o excesso de água e pique-as.

Em uma panela refogue a cebola picadinha com a manteiga. Junte as folhas do espinafre picadas e deixe refogar por uns três minutos, mexendo sempre. Acrescente uma xícara de água, o creme de leite fresco e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada à gosto. Deixe ferver por uns três minutos. Desligue o fogo e leve o caldo ao liquidificador.

Segure a tampa com um pano de prato – MUITO CUIDADO AQUI, POIS O CALDO QUENTE VAI SUBIR E PODE PROVOCAR QUEIMADURAS. Vá batendo na função pulsar aos poucos, sempre segurando bem a tampa com um pano de prato. Pronto, finaliza com parmesão e sirva com fatias de pão.

Caldo de abóbora:

½ abóbora cabotiá

1 cebola grande

2 colheres de manteiga

1 pedaço de gengibre

Sal, pimenta do reino

Caldo de legumes ou água

Parmesão ralado

Cebolinha verde

Comece assando a abóbora (pode ser colocada inteira no forno, com casca e tudo) por uma hora. Espere esfriar e retire a polpa com uma colher, amasse e reserve. Refogue a cebola picadinha na manteiga, junte ½ litro de caldo de legumes ou água morna, a gengibre e o purê da abóbora. Misture bem, tempere com sal e pimenta do reino. Se quiser mais líquido, junte mais água.

Desligue o fogo e leve a sopa para o liquidificador. Segure bem a tampa com um pano de prato e bata com cuidado no modo pulsar. Misture a cebolinha verde picada e o parmesão ralado. Sirva com pão ou torradas.

Texto escrito por JULIANA FRAGA

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Suspeito de tráfico de drogas é preso pela Polícia Civil em Blumenau

Um homem de 22 anos foi preso em flagrante na tarde desta sexta-feira (25) pelo crime de tráfico de drogas, em Blumenau....

48 casos de Covid-19 são registrados em Blumenau nesta sexta-feira

Mais 48 casos de coronavírus foram registrados em Blumenau nesta sexta-feira (25), informou a Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, a cidade...

A melhor oportunidade para investir no mercado imobiliário em Blumenau em 2020

Nos próximos dias, será lançado um novo empreendimento a apenas 5 minutos da Prefeitura de Blumenau e do Neumarkt Shopping. Uma das...

Impeachment: definido o relator e o roteiro do tribunal de julgamento

A sessão de instalação do tribunal especial de julgamento que vai tratar do pedido de processo de impeachment movido contra o governador...

Primeiro drive-thru de veículos em Santa Catarina será neste domingo

O Portal Alexandre José mais uma vez sai na frente e inova ao lançar neste domingo (27) o primeiro drive-thru on-line de...