Nem acredito que ainda não falei aqui sobre minhas grandes paixões dos dias frios: as sopas. Eu não nego que 20 graus pra mim já é frio e é só noticiar quedas nas temperaturas que eu começo a pensar em qual sopa ou caldo vou fazer pro jantar rsrs. Acho que uma sopa caprichada é capaz de aquecer o corpo e a alma e se você tiver criatividade consegue fazer um prato de sopa diferente por dia. As minhas favoritas são: creme de espinafre, creme de abóbora e a boa e deliciosa canja de galinha.

Bom, a canja eu não preciso ensinar ninguém a fazer porque acredito que todo mundo tenha uma receita de família que tem aquele sabor de nostalgia. Dito isso, vou compartilhar com vocês as minhas outras duas favoritas.
Caldo de espinafre:
1 maço de espinafre grande
1 cebola grande
2 xícaras de creme de leite fresco
2 colheres de manteiga
Sal, pimenta do reino, noz moscada
Parmesão ralado
Lave bem as folhas de espinafre e retire os talos. Em uma panela coloque as folhas e meia xícara de água. Tampe e deixe por cinco minutos. Espere esfriar, esprema as folhas com as mãos para retirar o excesso de água e pique-as.
Em uma panela refogue a cebola picadinha com a manteiga. Junte as folhas do espinafre picadas e deixe refogar por uns três minutos, mexendo sempre. Acrescente uma xícara de água, o creme de leite fresco e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada à gosto. Deixe ferver por uns três minutos. Desligue o fogo e leve o caldo ao liquidificador.
Segure a tampa com um pano de prato – MUITO CUIDADO AQUI, POIS O CALDO QUENTE VAI SUBIR E PODE PROVOCAR QUEIMADURAS. Vá batendo na função pulsar aos poucos, sempre segurando bem a tampa com um pano de prato. Pronto, finaliza com parmesão e sirva com fatias de pão.
Caldo de abóbora:
½ abóbora cabotiá
1 cebola grande
2 colheres de manteiga
1 pedaço de gengibre
Sal, pimenta do reino
Caldo de legumes ou água
Parmesão ralado
Cebolinha verde
Comece assando a abóbora (pode ser colocada inteira no forno, com casca e tudo) por uma hora. Espere esfriar e retire a polpa com uma colher, amasse e reserve. Refogue a cebola picadinha na manteiga, junte ½ litro de caldo de legumes ou água morna, a gengibre e o purê da abóbora. Misture bem, tempere com sal e pimenta do reino. Se quiser mais líquido, junte mais água.
Desligue o fogo e leve a sopa para o liquidificador. Segure bem a tampa com um pano de prato e bata com cuidado no modo pulsar. Misture a cebolinha verde picada e o parmesão ralado. Sirva com pão ou torradas.

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.
