InícioGastronomiaGastronomia: granola caseira, saudável e sem açúcar, por Juliana Fraga

Gastronomia: granola caseira, saudável e sem açúcar, por Juliana Fraga

Você pode até não saber disso, mas a maioria das granolas que compramos em supermercados são cheias de açucares e conservantes artificiais. Sem falar que muitas delas são pobres em fibras e cheias de sódio, ou seja, não são tão saudáveis quanto se imagina.

Para baratear o valor final do produto nas prateleiras, a maioria é pura aveia e quase nada de sabor. Mas então, ao invés de ficar apontando os defeitos, eu vou mostrar como faço a minha própria granola. É muito fácil e deliciosa!

Pra começar, em lojas de produtos naturais você compra as oleaginosas, frutas secas e sementes que mais gosta. Aqui vale usar tudo que você quiser. Se tiver algum ingrediente que não gosta, pode substituir ou até mesmo deixar sem.

Ingredientes

2 xícaras de aveia em flocos grossos
1 xícara de oleaginosas picadas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmia)
½ xícara de coco ralado sem açúcar
½ xícara de sementes (chia, linhaça, girassol, abóbora)
1 xícara de frutas secas picadas (damasco, ameixa, tâmara, uva passa)
Canela em pó
3 colheres de mel ou melado
3 colheres de óleo de coco

Modo de preparo

Misture bem a aveia, a canela à gosto, as oleaginosas, sementes, mel e óleo de coco. Espalhe em uma assadeira grande e leve pra assar em forno pré-aquecido a 160 graus por 20 minutos. Depois desse tempo, misture as frutas secas e o coco ralado e volta pro forno por mais 15 minutos.

Pronto. Só esperar esfriar e guardar em um vidro bem fechado com tampa. Dura muito tempo, já deixei por mais de 1 mês.

Texto escrito por JULIANA FRAGA

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com
%d blogueiros gostam disto: