Início Geral Forças de segurança não realizarão desfiles de Sete de Setembro em SC

Forças de segurança não realizarão desfiles de Sete de Setembro em SC

Neste ano, o dia 7 de Setembro, que marca as comemorações da Independência do Brasil, não vai levar para as ruas o tradicional desfile cívico-militar em comemoração pela Semana da Pátria. O cancelamento é uma medida de prevenção sanitária para evitar aglomerações nas cerimônias, devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Apesar da restrição, O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias, promove uma campanha virtual. Além disso, atividades a distância na rede estadual de educação devem marcar as homenagens verde-amarelas.

Conforme lembrado pelo Governo do Estado, todos os cidadãos podem participar da campanha de amor à Pátria. Basta colocar uma bandeira do Brasil ou camisa verde ou amarelo na janela no dia 7 de setembro e fazer parte dessa mobilização das Forças de Segurança de Santa Catarina. 

O cancelamento dos desfiles em todo o país foi recomendado pelo Ministério da Defesa no início de agosto. Em portaria publicada no Diário Oficial da União (Portaria Nº 2.621), o ministério determinou aos comandantes do Exército Brasileiro, Força Aérea e Marinha do Brasil que orientassem os membros das Forças Armadas para se abster de participar de qualquer evento comemorativo alusivo ao 7 de Setembro.

O presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina e delegado-geral, Paulo Koerich, informou que, em razão desta portaria, e para respeitar as medidas de distanciamento social, as forças de segurança pública do estado não irão realizar eventos comemorativos, como desfiles ou demais programações que possam causar a concentração de pessoas no feriado.

“Essa medida é importante para que a saúde seja preservada em razão da pandemia da Covid-19, mas todo cidadão catarinense pode comemorar o 7 de setembro hasteando uma bandeira defronte a sua residência ou mesmo em suas janelas. Desta forma, nós brasileiros honramos o dia da nossa independência”, explicou Paulo Koerich.

Educação

A Secretaria de Estado da Educação informou que a Semana da Pátria está sendo celebrada à distância pelas atividades não presenciais, com interação on-line ou orientações por atividades impressas.

Para estimular o engajamento dos alunos nesta data, a Secretaria de Educação divulgará as iniciativas pedagógicas e produções dos estudantes para a comunidade. Nas mídias sociais, irá compartilhar ao longo desta semana as ações promovidas nas escolas.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Comércio de Blumenau funcionará normalmente nos feriados de novembro

O Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas) informou nesta terça-feira (27) que as empresas do comércio da cidade poderão abrir as...

Homem passa por cirurgia e tem mão reimplantada em hospital de Blumenau

Um homem de 40 anos teve sua mão esquerda reimplantada após sofrer uma amputação em Blumenau. O procedimento cirúrgico, que foi considerado...

Impeachment: definidos participantes do novo tribunal de julgamento

Foram definidos nesta segunda (26) e terça-feira (27) os desembargadores e deputados que integrarão o tribunal especial de julgamento para deliberar sobre...

AO VIVO: entrevista com o candidato a prefeito de Blumenau Odair Tramontin

Neste mês de outubro, o Portal Alexandre José promove uma série de entrevistas com os 12 candidatos a prefeito de Blumenau nas...

Covid-19: Blumenau registra 171 novos casos; mais de 14 mil estão recuperados

Mais 171 casos de coronavírus foram registrados em Blumenau nesta terça-feira (27), confirmou a Secretaria de Promoção da Saúde. Ao todo, 14.942...