InícioGeralEducação: retorno das atividades presenciais deve começar pelo Ensino Médio

Educação: retorno das atividades presenciais deve começar pelo Ensino Médio

O Governo do Estado finalizou o Plano de Contingência para Educação (PlanCon) para preparar as instituições de ensino para o retorno às atividades presenciais em Santa Catarina, que foram paralisadas em 19 de março e estão suspensas até 12 de outubro. Porém, a retomada depende da evolução da Covid-19 e deve ser opcional, iniciando por alunos do terceiro ano do Ensino Médio e por estudantes com maior dificuldade em assimilar o conteúdo.

O documento, apresentado na manhã desta quarta-feira (9) em uma transmissão on-line, estipula oito diretrizes de ações operacionais para o retorno das aulas presenciais, incluindo medidas sanitárias, pedagógicas, de transporte, de alimentação, de gestão de pessoas e de informação e comunicação. Ainda descreve metodologias para o treinamento, capacitação e finanças. O plano foi criado por um comitê formado por mais de 15 instituições. 

Na rede estadual, o retorno será com atividades de reforço pedagógico e não com as aulas normais, como ocorriam no período antes da pandemia. “Teremos nas escolas professores por área do conhecimento para tirar as dúvidas e reforçar aquele conteúdo que foi trabalhado nas atividades não presenciais. Assim, teremos menor quantidade de alunos nas unidades, o que nos ajuda a cumprir os protocolos de distanciamento social”, explicou o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

Apesar do planejamento, ainda não há data determinada para o retorno das atividades presenciais, algo que deve ser comunicado com antecedência e apenas quando as informações técnicas da Secretaria de Estado da Saúde indicarem condições favoráveis para tal decisão. “As aulas só retornarão quando a Secretaria de Saúde confirmar que as condições sanitárias no Estado em relação à Covid-19 permitam a retomada com segurança”, destacou Uggioni. 

A portaria conjunta nº 612/2020 da Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Educação suspende até 12 de outubro as aulas presenciais nas unidades das redes pública e privada de ensino municipal, estadual e federal, relacionadas à educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos e ensino técnico em Santa Catarina.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading