InícioGeralAlerta para novo golpe de pagamento de fatura da Claro com desconto

Alerta para novo golpe de pagamento de fatura da Claro com desconto

Um golpe direcionado para clientes da operadora Claro foi identificado em Blumenau. O e-mail afirma que a empresa está oferecendo 50% de desconto para o pagamento da fatura. Em anexo na mensagem, segue um boleto bancário em formato PDF. A mensagem se parece muito com um comunicado legítimo da Claro, utilizando a logo e a cor vermelha que representa a marca.

“Devido à pandemia que estamos enfrentando no Brasil e no mundo, iremos oferecer durante os próximos meses um desconto muito especial. Aproveite este desconto de 50% em sua fatura e evite o bloqueio do seu serviço”, diz o e-mail recebido por um morador de Blumenau, que prefere não ser identificado, mas procurou o Portal Alexandre José para fazer o alerta.

O mais perigoso desta fraude é que muitas informações do cliente estão corretas na mensagem, como o nome completo, o endereço e o número do contrato. Ou seja, trata-se de um golpe de phishing direcionado e bem elaborado, o que pode levar muita gente a cair no esquema. Por isso, fique atento a algumas orientações importantes, que podem evitar futuros problemas.

Principais características

Os chamados golpes de phishing, geralmente, possuem algumas características similares. Neste tipo de fraude, o primeiro ponto a se considerar é o senso de urgência. Diz o e-mail que o boleto bancário tem vencimento “apenas para a data de hoje”. Ou seja, é tudo ou nada. Você tem que pensar e agir rápido ou vai acabar perdendo a promoção.

Outro ponto a ser destacado é justamente a questão da promoção. É uma oferta muito tentadora. Afinal, quem não gostaria de ter 50% de desconto no pagamento de uma fatura? Por fim, é importante falar sobre o remetente. O endereço de e-mail do remetente é netservicos@mail.negociacoesnetclaro.com. Esta é uma tentativa também de induzir e enganar o destinatário.

O que diz a Claro

Em seu site oficial, a Claro possui uma página voltada à segurança, alertando clientes sobre fraudes e solicitando para que golpes sejam denunciados. As mensagens suspeitas devem ser enviadas para csirt@claro.com.br. Inclusive, diz a empresa que os “códigos de barras de nossos boletos sempre se iniciam com os números 846 ou 848. Em caso de dúvidas sobre a autenticidade de algum boleto, consulte a 2ª via da sua fatura nos aplicativos Minha Claro residencial e Minha Claro móvel, ou pelos sites”.

Como reconhecer e-mails falsos

Para evitar phishing e outros ataques, é preciso ler com atenção e-mails, mensagens no WhatsApp e SMS, por exemplo. Conferir o endereço do remetente e os links também é uma prática que deve ser adotada. Outra dica importante é: nunca clicar em anexos suspeitos.

Em caso de dúvidas, é preciso buscar outras maneiras de confirmar a informação, assim como a Claro recomenda que clientes acessem o aplicativo da empresa. Outra alternativa seria ligar para a empresa para confirmar a veracidade do e-mail.

Com informações de Gafety

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com