InícioGeral9 dicas de como melhorar o autodesenvolvimento profissional durante a pandemia

9 dicas de como melhorar o autodesenvolvimento profissional durante a pandemia

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, a vida profissional de muitas pessoas passou por mudanças. Alguns perderam o emprego, outros migraram para o home office, há quem tenha encontrado um nicho promissor e mudado completamente de área, e tem também os que continuam com a mesma função de antes.

Embora o momento pareça difícil e de muitas incertezas, essa pode ser uma ótima oportunidade para turbinar o autodesenvolvimento profissional, não importa em qual das categorias citadas anteriormente você se encaixa. 

Com as orientações de isolamento social surgiram diversas ofertas de treinamentos, palestras e cursos on-line com preços acessíveis e muitos até gratuitos. Mas, com tantas opções disponíveis, como aproveitar melhor essas oportunidades para turbinar o autodesenvolvimento profissional?

De acordo com o gerente de RH do Grupo Elian, Eduardo Daniel Kayser, para responder essa pergunta é preciso ficar atento a dois pontos: Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e Curadoria.

Plano de Desenvolvimento Individual

Ter um PDI é fundamental, pois através dele você descobrirá o que precisa desenvolver. E como definir o que desenvolver? Essa resposta você irá obter com base na necessidade atual e futura para a sua carreira. Para ajudar nessa reflexão, responda as seguintes perguntas: 

– O que me impede hoje de crescer e evoluir?

– Quais são os feedbacks que tenho recebido e que podem me ajudar no desenvolvimento?

– Onde quero estar profissionalmente daqui a três anos?

Tenha em mente também que o seu PDI precisa ter um planejamento claro e com objetivos bem definidos a curto, médio e longo prazo. “No Grupo Elian, o PDI é uma das ferramentas do programa Jornada de Carreira, que tem como propósito conectar o colaborador na jornada da sua própria carreira e o inspirar para o protagonismo. Em dois anos, o projeto já contabilizou mais de 70 mil horas de treinamento e cerca de 150 colaboradores promovidos”, afirma o gerente de RH.

Agora que você já sabe quais são seus pontos fortes, o que precisa desenvolver e que já tem em mente a visão de futuro, que tal colocar em prática? Monte um quadro como o do modelo abaixo e o preencha. Lembre-se, o PDI é como um plano de ação e o único responsável por ele é você.

PDI

Curadoria

Segundo Eduardo, a Curadoria nada mais é do que fazer as melhores escolhas para você, dentro da suas necessidades e interesses. Nela, você deve buscar, selecionar, classificar e definir o que é importante.

“Já existem Curadorias prontas para você aproveitar, ou seja, pessoas ou empresas que já fizeram este trabalho e trazem o que é mais relevante dentro de tantaspossibilidades. Compartilho abaixo nove dicas aplicadas com os nossos colaboradores, através do programa Jornada de Carreira”, pontua.

1 – Tenha o seu PDI sempre com você. Faça o agendamento das ações e consulte o material pelo menos uma vez por semana;

2 – O PDI vai ajudar você no planejamento e na organização. Faça disso um hábito e crie umadisciplina;

3 – As oportunidades aparecem para quem está preparado, por isso, investir no seu autodesenvolvimento é extremamente importante;

4 – Você pode pedir ajuda ao RH da sua empresa, amigos ou colegas que já usam a ferramenta do PDI;

5 – Existem muitas opções como ação de desenvolvimento: mentoria, coaching, seminários, palestras, vídeos, livros. Diversifique seu PDI;

6 – Seja flexível. Se permita mudar objetivos e ações quando necessário; 

7 – Converse com a sua liderança e entenda as expectativas para o seu futuro na empresa; 

8 – Reflita sobre o resultado que cada ação de desenvolvimento ou ferramenta trouxe para você: valeu a pena? Qual aproveitamento você teve?;

9 – Comemore os avanços e conquistas.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com