Início Geral Vídeo: vendaval na madrugada causa destelhamentos e queda de árvores em Blumenau

Vídeo: vendaval na madrugada causa destelhamentos e queda de árvores em Blumenau

Muitos moradores de Blumenau e do Vale do Itajaí acordaram na madrugada deste sábado (15) com o barulho de trovões e do granizo batendo no vidro da janela. Um forte temporal atingiu o Estado e houve registro de destelhamento, quedas de árvores e falta de energia elétrica em várias regiões.

Por volta de 1h07, o aplicativo do AlertaBlu enviou notificações aos usuários informando sobre a “condição para pancadas de chuva com trovoadas em Blumenau”. Exatamente uma hora depois, um novo aviso: “os núcleos de chuva que causaram temporais e vendavais no início da madrugada deste sábado em Blumenau se afastam em direção ao litoral.”

Falta energia elétrica

Para quem acordou assustado com a força do vento, veio na cabeça a lembrança daquele 30 de junho, quando um ciclone bomba passou pelo Vale do Itajaí e causou destruição. Desta vez, durante o temporal, 46 mil unidades consumidoras ficaram com o abastecimento de energia elétrica comprometido, segundo a Celesc. Pela manhã, havia 3.867 imóveis ainda sem luz na cidade.

A região da Vila Itoupava é a mais prejudicada com 2.250 unidades com a rede desligada. Equipes da Celesc estão no local para fazer o conserto. “Já aumentamos o efetivo nas ruas para restabelecer o abastecimento de energia elétrica dessas pessoas o quanto antes,” afirma o gerente regional da Celesc, Cláudio Varela.

Estragos

Moradores da região Sul de Blumenau relataram que acordaram assustados. “A trovoada aqui no Garcia foi bem feia, bastante vento, parece que foi mais forte que no dia do ciclone”. Uma borracharia, localizada na Rua Amazonas, teve boa parte da cobertura arrancada pela força do vento. A estrutura de metal foi parar no meio da via e em cima da calçada. Veja no vídeo feito pelo leitor Rodrigo Borba:

Em outro ângulo, filmado por Caroline Luiza Piaz, é possível ver as pessoas tentando recolher as chapas de metal do meio da rua e o trânsito de veículos parado. Veja:

Ainda na região Sul, há registro de queda de árvore na Rua Hermann Huscher, no Valparaíso. Na Rua Araranguá, no Garcia, uma árvore caiu sobre as casas e os moradores tiveram que retirar os galhos. A Defesa Civil ainda contabiliza os estragos provocados pelo vendaval no município neste sábado.

Muita chuva

Conforme dados pluviométricos das últimas 24 horas disponibilizados pelo Sistema de Alerta de Monitoramento e Eventos Extremos de Blumenau, a região da Tatutiba, na área Norte da cidade, registrou 61,2 milímetros de chuva. Na Vila Itoupava foram contabilizados 58,2 milímetros, logo em seguida o bairro Itoupava Central com 51,8 milímetros, Fidélis com 49,2 milímetros, Parque Ramiro com 49,0 milímetros, Rua Rui Barbosa, no Progresso, com 46,4 milímetros e no Jordão, também região Sul, com 44,4 milímetros.

Reprodução com dados até 8h30min de sábado.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Média de mortes por Covid-19 no Brasil cai 10,35% em uma semana

A média diária de mortes por Covid-19, de acordo com a média móvel de sete dias, no Brasil chegou a 687,86 casos na...

Identificado homem que foi assassinado por reclamar de fezes de cachorro em Blumenau

Foi identificado como Luiz Carlos Ruppenthal, de 44 anos, o homem que foi assassinado com um tiro na cabeça após reclamar das...

Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo na Velha Grande

Um homem de 35 anos foi preso pela Polícia Militar na noite deste sábado (26) pela posse ilegal de arma de fogo...

Adolescentes são apreendidos com mais de R$ 900 em notas falsas em Pomerode

Três adolescentes foram apreendidos na tarde deste sábado (26) após serem flagrados com dinheiro falso em Pomerode. De acordo com a Polícia...

Homem é preso após agredir e trancar esposa em apartamento em Blumenau

Um homem de 44 anos foi preso neste sábado (27) após agredir e trancafiar a própria esposa em Blumenau. Segundo a Polícia...