Um novo decreto do Governo do Estado de Santa Catarina suspendeu o transporte coletivo em Blumenau até o dia 17 de agosto. A data é a mesma divulgada pela Prefeitura de Blumenau ao anunciar novas medidas restritivas de combate à Covid-19, na última quarta-feira (5). Isso quer dizer que até lá não haverá ônibus circulando pela cidade.
A medida é válida para as oito regiões classificadas em situação gravíssima, de acordo com a matriz de avaliação de risco regionalizada de enfrentamento ao novo coronavírus. São elas: Alto Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí, Nordeste, Carbonífera, Extremo Sul, Alto Vale do Rio do Peixe e Meio Oeste.
A concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias também fica suspensa por sete dias a partir deste sábado (8) nesses locais. As medidas abrangem 133 municípios, que representam 55,5% da população catarinense.
O decreto ampliou ainda por mais 14 dias, a partir de segunda-feira (10), a suspensão de atividades culturais, como cinemas, museus, espetáculos, shows e a abertura de casas noturnas em todo território catarinense. As aulas presenciais dos ensinos infantil, fundamental, médio e EJA seguem proibidas até 7 de setembro nas redes pública e privada.