Desde o início da série “Respirando por aparelhos”, produzida pelo Portal Alexandre José, ficou destacada em todos os episódios a palavra “conscientização.” Conversamos com pessoas que vivem ou viveram os dramas provocados pelo novo coronavírus. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, familiares e amigos das vítimas.
Neste terça-feira (25), dia em que vai ao ar o último episódio da série, Blumenau chegou a 113 óbitos em decorrência da Covid-19. Entre essas mortes, está a de Rosa Virginia do Nascimento, conhecida popularmente como Gina. Ela tinha 53 anos, era portadora de comorbidades e não resistiu aos avanços da doença.

Gina era conhecida por cantar nas missas da Diocese de Blumenau. Mas, para muitos, ela também era uma grande amiga. Como é o caso do advogado blumenauense Alexandro Roberto Maba. “Ela era uma pessoa que estava sempre sorrindo, disposta a ajudar o próximo”, conta. Gina trabalhou durante 20 anos como secretária no escritório de Maba.
A vítima teve os primeiros sintomas da Covid-19 no dia 7 de julho, uma terça-feira, quando foi afastada dos afazeres. A doença piorou, avançou e ela teve que ser internada. Gina não resistiu e morreu na noite do dia 11 de julho, sexta-feira. Maba lembra com carinho dos momentos junto à amiga querida. Acompanhe no episódio abaixo: