Notícia atualizada às 19h40min
Uma nova etapa de flexibilização das medidas restritivas de combate à Covid-19 foi anunciada pela Prefeitura de Blumenau na tarde desta quarta-feira (5). Em um novo decreto, que passa a valer a partir desta quinta-feira (6) e segue até o próximo dia 17, o prefeito Mário Hildebrandt estendeu o horário do comércio e permitiu o funcionamento de lojas, shoppings e restaurantes no próximo final de semana, por causa do Dia dos Pais.
Em uma coletiva online, a administração municipal apresentou dados da evolução do coronavírus nas últimas semanas. Os números mostram que houve uma queda de 48% na média diária de novos casos, de acordo com as restrições que foram impostas nas últimas semanas, com o fechamento de todas as atividades por sete dias e, depois, a padronização do horário das 10h às 17h para todos os estabelecimentos.
Os dados também revelam que ocorreu uma estabilização na ocupação de leitos nos hospitais, além da redução de acidentes de trânsito, que causam vítimas e provocam uma sobrecarga no sistema de saúde. “Se os números nos permitirem, nós faremos ajustes para garantir a atividade econômica. Precisamos atender a necessidade comercial, sem esquecer a vida das pessoas”, declarou Hildebrandt.
Depois de ouvir representantes de diversos segmentos, entre eles comércio, shoppings, academias e salões de beleza, o prefeito decidiu abrir uma exceção e permitir atendimento diferenciado no próximo final de semana, quando se comemora o Dia dos Pais. Lembrando que os estabelecimentos devem seguir todas as medidas, como exigir o uso de máscaras e controlar a lotação dos ambientes. Confira as novas medidas:
Academias – segunda a sexta-feira
- Adequação dos horários de funcionamento, visando a distribuição dos atendimentos;
- Poderão funcionar, nos dias de semana, das 6h às 22h, com restrição de 30% da capacidade.
Cabeleireiros – segunda a sábado
- Fica permitido, sem restrição de horário, atendimento em salões de beleza, cabeleireiros e barbearias;
- Estabelecimentos deverão trabalhar por agendamento e com capacidade reduzida de acordo com orientações da Vigilância Sanitária do Estado.
Comércio em geral – segunda a sexta-feira
- Adequação do horário do comércio em geral, que poderá atender das 9h às 18h. Medida também vale para shoppings centers, galerias e centros comerciais;
- Restaurantes, lanchonetes, food parks, bares, tabacarias, adegas e similares também passam a atender das 9h às 18h.
Templos religiosos
- Além das medidas vigentes, liberação de cultos/missas nas quartas-feiras para todos os credos.
Transporte coletivo
- Fica prorrogada a suspensão do transporte coletivo até o dia 17 de agosto.
O que fica acessível após as 18h
- Supermercados, farmácias, postos de gasolina, padarias, entre outros (com restrições atuais);
- Os demais serviços de alimentação com compra para retirada no local ou por delivery.
Dia dos Pais (8 e 9 de agosto)
- Restaurantes poderão realizar atendimento presencial de clientes das 9h às 18h no sábado (8) e das 10h às 16h no domingo (9), obedecendo as regras sanitárias estaduais e municipais e respeitando a lotação máxima de 50%;
- O comércio em geral, galerias e centros comerciais poderão atender das 9h às 18h de sábado (8);
- Shoppings center também poderão abrir no sábado (8), com horário de funcionamento das 10h às 19h;
- O atendimento nestes estabelecimentos voltará a ser suspenso no fim de semana seguinte (15 e 16 de agosto).