InícioSaúdePraticantes de esportes coletivos deverão usar máscaras em Blumenau

Praticantes de esportes coletivos deverão usar máscaras em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau divulgou nesta quinta-feira (20) uma portaria onde estipula regras para a prática de esportes coletivos amadores – como as tradicionais patotas -, que serão liberados na cidade a partir da próxima segunda-feira (24).

Entre as medidas impostas está o uso obrigatório de máscaras por parte dos funcionários dos estabelecimentos e dos praticantes das atividades coletivas. Ou seja, o uso do equipamento individual será obrigatório até mesmo durante a prática das respectivas atividades.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Winnetou Krambeck, o uso de máscaras durante as atividades, mesmo que desconfortável, é imprescindível. “Isso vai ser fiscalizado”, destacou. “As pessoas precisam entender que estamos dando uma oportunidade, mas o que está sendo proposto tem que ser cumprido”.

Além disso, os estabelecimentos enquadrados na portaria (como os Soccers) que forneçam em anexo serviços alimentação, como bares, cantinas, lanchonetes e afins, devem seguir as medidas estipuladas na Portaria nº 256 da Secretaria de Estado da Saúde.

A fiscalização das medidas será realizada pela força-tarefa já encarregada pelo serviço, bem como pelos militares e servidores das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina. O descumprimento das normas acarretará em penalizações aos envolvidos.

Regras definidas

– Deve ser disponibilizado dispensador com alcóol gel 70% ou similares na entrada e em pontos estratégicos do estabelecimento;
– É obrigatório o uso de máscaras por todos os praticantes e funcionários durante a permanência no estabelecimento;
– Cada grupo poderá permanecer no local por no máximo 60 minutos, cabendo aos estabelecimentos organizar os horários;
– Deve ser respeitado um intervalo de 15 minutos entre a saída de um grupo e a entrada de outro, para evitar a aglomeração e permitir a higienização dos espaços e equipamentos;
– As atividades que envolvam crianças de até 12 anos devem respeitam o limite de quatro praticantes simultâneos.

Ficam proibidos:

– A permanência de idosos, integrantes dos grupos de risco e de pessoas com sintomas de gripe ou resfriado;
– A presença de público (torcida);
– A permanência dos participantes após finalizadas as atividades;
– O consumo de alimentos e bebidas no local das atividades;
– Bebedouros ou equipamentos similares;
– Churrasqueiras ou áreas sociais;
– Guarda-volumes;
– Vestiários para banhos e troca de vestimentas;
– Compartilhamento de uniformes e coletes;

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com