InícioGeralParque das Itoupavas pode ser concluído até o final deste mês de...

Parque das Itoupavas pode ser concluído até o final deste mês de agosto

A novela do Parque das Itoupavas chega aos últimos capítulos. A Prefeitura de Blumenau trabalha neste momento nos acabamos da obra e deve concluir os trabalhos até o final deste mês de agosto. Foi o que confirmou à equipe de jornalismo do Portal Alexandre José a Secretaria Municipal de Turismo, responsável pelo setor.

Os serviços foram paralisados em 2018, quando o Parque Alcântaro Corrêa, como será oficialmente chamado, foi fechado por causa das obras de duplicação da BR-470, que passam pela região. Desde então, o local sofre com a depreciação dos equipamentos que já haviam sido instalados e também com o vandalismo.

O secretário de Turismo de Blumenau, Marcelo Greuel, prefere não divulgar uma data para a abertura do espaçopois dependemos de alguns fatores externos”, informou através da assessoria de imprensa. Agora, estão fazendo a instalação de quadras, plantio das árvores e pintura da estrutura. Por último, será a iluminação pública.

Atraso

As obras, executadas pela Prefeitura de Blumenau numa parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, começaram há quatro anos com a urbanização de uma área de quase 14 mil metros quadrados. Cerca de R$ 3,9 milhões foram investidos, com auxílio estadual do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).

Depois de pronto, o espaço irá ofertar diferentes equipamentos e ambientes para a prática esportiva, além de áreas de lazer e convivência. Haverá gramados para piquenique, jardins, pet place, quadra de esportes multiuso, cancha de bocha, playground, academia ao ar livre, pista de caminhada, pista de skate, pista para bicicleta.

Similar ao Parque Ramiro Ruediger, no bairro Velha, o Parque das Itoupavas foi criado para oportunizar mais lazer, esporte e cultura à região Norte, uma das mais populosas do município. A estrutura também deverá atender moradores de cidades vizinhas, devido ao acesso facilitado pela BR-470.

Área inundável

Um dos questionamentos comuns quando se fala do Parque das Itoupavas trata da sua localização, em uma área propícia a alagamentos em caso de chuvas e enchentes. E este era justamente o conceito do arquiteto Egon Belz, que iniciou os estudos para a implantação da estrutura no local, em 1994. Ele queria fazer do projeto uma referência para a cidade de como podemos adaptar as construções em locais inundáveis.

Em 1996, a área destinada ao parque entrou no Plano Diretor de Blumenau. O objetivo do projeto é propor espaços flexíveis nas áreas com cotas mais baixas e tirar proveito das áreas mais altas para equipamentos urbanos. Segundo a Prefeitura, o parque possui uma ampla galeria, que foi implantada justamente para escoar a água da maneira correta, com conexão com a BR-470.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com