Início Nutrição Nutrição: a dieta vegetariana com suas variações e possibilidades, por Luana Effting

Nutrição: a dieta vegetariana com suas variações e possibilidades, por Luana Effting

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é considerado vegetariano aquele que exclui de sua alimentação todos os tipos de carne, aves, peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios, ovos ou mel. Para aqueles que mantêm estes últimos alimentos, chamamos de ovolactovegetarianos e, para aqueles que fazem a exclusão de quaisquer alimentos de origem animal, denominamos vegetarianos estritos.

Mas será que existe algum problema neste tipo de dieta? Na realidade, nenhum! Se bem orientada, a dieta vegetariana é super segura de ser feita, desde que sua base seja composta por vegetais, frutas, sementes, cereais, raízes e leguminosas, assim como qualquer dieta saudável deve ser. São estes alimentos que vão garantir os nutrientes essenciais ao corpo e promover seu funcionamento adequado.

Umas das maiores preocupações em relação a esta dieta é quanto ao consumo de proteína, este que é um nutriente essencial para o crescimento, construção e reparo do corpo e auxilia na produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos.
Os alimentos de origem animal (carnes, ovos e laticínios) são sim fontes ricas em proteína, porém vegetais também a possuem, principalmente o grupo de alimentos que chamamos de leguminosas, que inclui os feijões, lentilha, grão de bico, ervilha, soja e amendoim. Uma quantidade menor também está presente em cereais (arroz, aveia, quinoa), sementes e castanhas.

É importante ainda se atentar ao consumo do ferro, mineral que está presente nas leguminosas e em vegetais como brócolis, beterraba, couve e espinafre. O ferro vegetal depende de vitamina C para ser bem absorvido. Para isto, basta consumir em conjunto alimentos como limão, frutas cítricas, folhas verdes escuras (agrião, rúcula, espinafre, couve), pimentão, brócolis, tomate e cenoura.

A única vitamina que não encontramos nos alimentos vegetais é a B12. Esta é produzida por bactérias e o contato dos animais com elas é que faz com que esteja presente em seus tecidos (carne). Por isso é importante acompanhar por meio de exames e realizar a suplementação, caso esteja deficiente (a suplementação deve ser prescrita e orientada por nutricionista ou médico).

Muitas pessoas que desejam reduzir o consumo de alimentos de origem animal iniciam aderindo à “segunda sem carne”, uma campanha que estimula a exclusão destes alimentos em um dia da semana (clique aqui e saiba mais). Por fim, para quem deseja seguir uma dieta vegetariana, não se preocupe, ela é segura e pode ser feita! Para isto é importante encontrar um profissional que lhe oriente e apoie nesta decisão.

Texto escrito por LUANA EFFTING

Luana Effting é nutricionista formada em 2015, com especialização nas áreas clínica e esportiva. Atua nas áreas de emagrecimento, hipertrofia, desempenho esportivo, tratamento de alterações intestinais e metabólicas e na orientação para vegetarianismo/veganismo.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

AO VIVO: live encerra as ações em comemoração à Oktoberfest

Neste domingo (25), originalmente encerraria a Oktoberfest Blumenau. Em função da pandemia de Covid-19, a festa de 2020 precisou ser cancelada, mas...

Capotamento na BR-470 entre Gaspar e Ilhota deixa o trânsito parado na região

O acidente foi registrado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 17h35min deste domingo (25) na BR-470, entre os municípios de Gaspar...

Vídeo: E agora? Blumenau sem Oktoberfest

Em 2020, Blumenau não teve a realização da Oktoberfest. Este domingo, dia 25 de outubro, seria o último dia do evento, que...

Covid-19: 52 novos casos positivos e uma morte neste domingo em Blumenau

Neste domingo (25), Blumenau registrou 52 novos casos de Covid-19, chegando a 14.653 pessoas infectadas. Deste total, 13.866 foram recuperados, com...

Plataforma ajuda a escolher e acompanhar vereadores para eleições

Quem já utilizou aplicativos de encontro sabe que pode ser difícil selecionar e achar a pessoa certa em meio a tantas opções. Filtrar...