Início Saúde Mortes por Covid-19 em Blumenau crescem 410% em apenas um mês

Mortes por Covid-19 em Blumenau crescem 410% em apenas um mês

O último relatório da Prefeitura de Blumenau revela que diminuiu o número de casos confirmados de Covid-19 em um período de 24h. Foram 169 testes positivos de quinta (30) para sexta-feira (31), mas o número de mortes em decorrência do coronavírus chegou a 51. De acordo com os boletins divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foram 41 mortes registradas somente em julho, o que representa um aumento de 410% em apenas um mês.

Confira o avanço no gráfico abaixo:

Além disso, Blumenau viu o número de casos confirmados crescer 263,5% no período. Segundo levantamento realizado pelo Portal Alexandre José, 2.458 pessoas já haviam testado positivo para a Covid-19 em Blumenau até o dia 30 de junho. Um mês depois, porém, o número triplicou, chegando a 8.936 casos confirmados no dia 31 de julho. O gráfico abaixo ilustra a rápida ascensão de casos:

O aumento no número de casos trouxe impactos significativos ao sistema hospitalar da cidade. De acordo com a Semus, 20 moradores de Blumenau diagnosticados com a Covid-19 estavam hospitalizados no dia 30 de junho, sendo 10 na UTI e 10 na enfermaria. Em 31 de julho, um mês depois, 79 pessoas estavam hospitalizadas – um aumento de quase 300%.

Conforme esperado, a UTI foi o setor mais impactado. Segundo o levantamento, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a Covid-19 subiu de 39,7% para 95% em apenas um mês. Ou seja, 25 dos 63 leitos estavam ocupados no dia 30 de junho, subindo para 62 leitos ocupados em 31 de julho. A taxa de ocupação leva em consideração pacientes diagnosticados ou sob suspeita de coronavírus.

Além disso, 10 dos 31 “leitos de guerra” – alternativa que sequer havia sido abordada pela Prefeitura de Blumenau em junho – também estão ocupados no momento. Ou seja, o número de pessoas diagnosticadas ou sob suspeita de coronavírus (moradoras de Blumenau ou de outras cidades da região) demandando cuidados intensivos subiu de 25 para 72 em apenas um mês – um aumento de 188%. Veja:

Blumenau está na lista de regiões classificadas pelo Governo do Estado em situação gravíssima para a Covid-19. Um novo decreto anunciado nesta sexta-feira (31) proíbe a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo por mais sete dias a partir deste sábado (1º) e a circulação de ônibus, também por uma semana, a partir de 3 de agosto. 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Blumenau confirma 203 novos casos de coronavírus somente nesta sexta-feira

Mais 203 casos de coronavírus foram registrados em Blumenau nesta sexta-feira (30), informou a Secretaria de Promoção da Saúde. Conforme os boletins...

Esporte: Um elenco desconhecido. Por Emerson Luis

Não significa que a falta de um ou outro medalhão implicará em um grupo limitado ou incapaz de conseguir o acesso. 

Unicesumar lança cursos na modalidade à distância e híbrido para atender novo mercado

A necessidade de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, acelerou uma tendência educacional que já estava em crescimento no Brasil:...

Cemitério Municipal de Gaspar terá horário ampliado no feriado de Finados

Para evitar aglomerações no feriado de Dia de Finados devido à pandemia da Covid-19, o Cemitério Municipal de Gaspar terá seu horário...

Prefeitura de Blumenau adota regime de plantão no feriado de Finados

A Prefeitura de Blumenau estará fechada na próxima segunda-feira, 2 de novembro, por conta do feriado de Dia de Finados. O atendimento...