Seja para “chimiar” no pão, cortar em rodelas e servir para os amigos, picar e usar em um risoto, ou fazer um patê, a Linguiça Blumenau é ingrediente certo na receita de quem mora no Vale do Itajaí. E agora, a iguaria passa a ser regulamentada pelo Estado de Santa Catarina através da Norma Interna Regulamentadora (NIR) aprovada e validada pela Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina e pela Cidasc.
São mais de 80 anos de tradição, com uma receita única que mantém viva a tradição dos colonizadores germânicos. Com a portaria, a Linguiça Blumenau, produzida pela Olho Embutidos e Defumados, de Pomerode, terá a identidade e os requisitos mínimos de qualidade para a fabricação. De acordo com os produtores locais, o documento representa uma vitória já que há anos eles buscam oficializar o formato da produção.
“A Linguiça Blumenau é mais do que um alimento, ela representa a origem dos nossos antepassados. Por isso, essa regulamentação é uma conquista para nós produtores que seguimos todas as normas necessárias para entregar o melhor produto ao consumidor”, comemora o empresário, Luiz Antonio Bergamo.
