O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (7) a ampliação das medidas de distanciamento social para oito regiões classificadas em situação gravíssima, de acordo com a matriz de avaliação de risco regionalizada de enfrentamento ao novo coronavírus.
O novo decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, suspende o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros por mais sete dias a partir de segunda-feira (10) no Alto Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí, Nordeste, Carbonífera, Extremo Sul, Alto Vale do Rio do Peixe e Meio Oeste.
A concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias também fica suspensa por sete dias a partir deste sábado (8) nas oito regiões. As medidas abrangem 133 municípios, que representam 55,5% da população catarinense. Para as regiões classificadas em risco grave, a retomada do transporte coletivo fica autorizada pelo Governo estadual, porém as prefeituras possuem autonomia para restringir essas atividades.

Também para os 133 municípios, o texto do novo decreto prevê novas regras de testagem, monitoramento e rastreabilidade de contatos em casos de coronavírus nas empresas. As normas estão sendo construídas em conjunto com as entidades representativas dos setores e serão publicadas em Portaria do Centro de Operação de Emergência em Saúde (COES).
O decreto ampliou ainda por mais 14 dias, a partir de segunda-feira (10), a suspensão de atividades culturais, como cinemas, museus, espetáculos e shows, e da abertura de casas noturnas em todo território catarinense.
As competições esportivas, por sua vez, estão liberadas para acontecer sem a presença de público e seguindo o regramento determinado pelo COES, também pelo prazo de 14 dias a contar de segunda-feira (10). As aulas presenciais dos ensinos infantil, fundamental, médio e EJA seguem proibidas até o dia 7 de setembro nas redes pública e privada.
Números no Estado
De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta segunda-feira, 101.582 pessoas já foram diagnosticadas com o novo coronavírus em Santa Catarina. Destas, 88.670 já estão recuperadas, enquanto 11.512 estão em acompanhamento médico. Por outro lado, 1.400 não resistiram e faleceram.