Início Gastronomia Gastronomia: como aproveitar tudo o que sobra na geladeira, por Juliana Fraga

Gastronomia: como aproveitar tudo o que sobra na geladeira, por Juliana Fraga

Você talvez nunca tenha ouvido falar na Frittata, ou aqui no Brasil: fritada, mas provavelmente já fez algo parecido e nem sabe. A fritada é o famoso mexidão, ou o aproveitamento de tudo que temos na geladeira e que rapidamente vira um prato delicioso. Vou te dar umas dicas aqui e ensinar a aproveitar melhor as “sobras” da geladeira.

Existem diversas formas de fazer e normalmente não há uma receita de frittata. As pessoas vão colocando vegetais, legumes e carnes que têm em casa e pronto. Eu costumo fazer com as sobras dos almoços que vão se acumulando em potes, como refogados, saladas quentes e alguns legumes que estão pra passar do ponto. Incrível como ovos fazem o milagre e rapidinho você tem um prato incrível que parece que foi super difícil de fazer.

Foto: Joe Lingeman

Para base é legal usar uma gordura. Se você tiver bacon, calabresa ou algo do tipo, ótimo. Se não, azeite ou manteiga funcionam. Existe uma proporção que torna a receita mais equilibrada, é assim: pra cada 6 ovos, use ¼ xícara de creme de leite + 1 xícara de queijo e 2 xícaras de carne ou vegetais. Essa medida garante uma receita bem recheada.

O ideal é fazer em uma frigideira que possa ir ao forno também. Pré aqueça o forno a 180 graus. Bata os ovos com o creme de leite e tempere com sal, pimenta do reino e ervas, se preferir (gosto de usar salsinha e orégano). Comece refogando a carne (bacon ou calabresa), junte os vegetais que você tiver (gosto de usar abobrinha, cebola, tomate cereja e folhas de espinafre). Com uma colher deixe-os acomodados em uma camada mais ou menos plana.

Despeje o queijo sobre essa camada e depois cubra com os ovos batidos com o creme de leite. Deixe dourar as laterais, o que deve levar uns 2 minutos, e leve ao forno para terminar de assar (uns 10 minutos).

Foto: Joe Lingeman

Se você não tiver a frigideira que pode ir ao forno, use uma tampa e deixe cozinhar em fogo baixo no fogão mesmo.

Texto escrito por JULIANA FRAGA

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Blumenau tem apenas três casos de Covid-19 registrados neste domingo

Blumenau registrou neste domingo (27) mais três casos confirmados de coronavírus, divulgou a Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, 12.859 pessoas já...

Arcanjo socorre homem vítima de esfaqueamento em Ilhota

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota foi acionado na tarde deste domingo (27) para socorrer um homem vítima de esfaqueamento no...

Campanha das eleições municipais começa neste domingo

A partir deste domingo (27) as Eleições Municipais 2020 entram em uma nova etapa, com o início da campanha aos cargos de prefeito,...

Média de mortes por Covid-19 no Brasil cai 10,35% em uma semana

A média diária de mortes por Covid-19, de acordo com a média móvel de sete dias, no Brasil chegou a 687,86 casos na...

Identificado homem que foi assassinado por reclamar de fezes de cachorro em Blumenau

Foi identificado como Luiz Carlos Ruppenthal, de 44 anos, o homem que foi assassinado com um tiro na cabeça após reclamar das...