A Prefeitura de Gaspar adquiriu 15 mil testes rápidos para examinar profissionais da linha de frente e a população em geral. Os materiais foram entregues pela empresa vencedora da licitação nesta semana. A intenção é disponibilizar os exames nas unidades, testar trabalhadores da saúde e das forças de segurança.
A testagem de todos os profissionais da saúde da rede pública já começou. Os servidores de todas as unidades, incluindo o Hospital de Gaspar, serão testados gradativamente. Na próxima semana, estão agendados os exames para Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
Os testes também continuam à disposição para que os médicos, atendendo aos critérios do protocolo, encaminhem os pacientes. Outras estratégias para testagem da população estão sendo analisadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e podem ser divulgadas nos próximos dias.
O teste rápido, também conhecido como teste sorológico, detecta a presença de anticorpos no organismo. Significa que a pessoa já teve contato com o vírus e já começou a produzir ou já tem anticorpos. Este exame não detecta a presença do vírus, portanto, não deve ser feito em quem apresenta sintomas há menos de sete dias.