Início Saúde Estudo associa Covid-19 a aumento de diabetes tipo 1 em crianças

Estudo associa Covid-19 a aumento de diabetes tipo 1 em crianças

Os casos de diabetes tipo 1 em crianças, vistos em um estudo pequeno do Reino Unido, quase dobraram durante o pico da pandemia de Covid-19 no país, o que sugere possível ligação entre as duas doenças. A afirmação precisa de mais investigação, disseram cientistas.

Embora o estudo se baseie somente em um pequeno número de casos, ele é o primeiro a relacionar a Covid-19 e a diabetes tipo 1 em crianças, e os médicos devem ficar atentos, disseram pesquisadores do Imperial College, de Londres.

“Nossa análise mostra que, durante o pico da pandemia, o número de casos novos de diabetes tipo 1 em crianças teve aumento anormal em dois dos hospitais que estudamos, na comparação com anos anteriores”, disse Karen Logan, coautora do estudo.

“Quando investigamos mais, algumas dessas crianças tinham o novo coronavírus ativo ou já haviam sido expostas ao vírus.” Logan lembrou que relatos anteriores da China e da Itália mostraram que crianças estavam sendo diagnosticadas com diabetes tipo 1 em hospitais durante a pandemia.

O estudo, publicado no periódico científico Diabetes Care, analisou dados de 30 crianças de hospitais de Londres diagnosticadas com diabetes tipo 1 durante o primeiro pico da pandemia – aproximadamente o dobro dos casos vistos no mesmo período em anos anteriores.

Vinte e uma das crianças tiveram resultados positivos de Covid-19 ou passaram por exames de anticorpos para determinar se haviam sido expostas ao vírus, e cinco foram diagnosticadas com infecções do novo coronavírus.

A diabetes tipo 1 causa a destruição de células pancreáticas produtoras de insulina, o que impede o corpo de produzir insulina suficiente para controlar os níveis de açúcar no sangue. A equipe do Imperial College disse que uma explicação possível é que o peplômero (proteínas que desempenham a função de mediar a interação vírus-célula) do novo coronavírus pode atacar células do pâncreas que produzem insulina.

Fonte: Agência Brasil

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Briga de vizinhos por fezes de cachorro termina com homem morto, na Velha Grande

Uma briga entre vizinhos por conta de fezes de cachorro em um terreno terminou na morte de um homem, de 44 anos,...

Identificado motorista que morreu após acidente na BR-470 em Gaspar

Nas redes sociais de Pedro Francisco de souza Filho, de 30 anos, amigos e familiares se despedem emocionados com mensagens de carinho...

Rota de Lazer na Rua XV de Novembro será retomada neste domingo

Após um longo período de suspensão devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Rota de Lazer, realizada na Rua XV de...

Covid-19: sábado tem o registro de 12 novos casos confirmados em Blumenau

Blumenau registrou neste sábado (26), 12 novas pessoas infectadas pelo coronavírus na cidade. Ao todo, desde o início da pandemia, de acordoo...

Eleições 2020: termina neste sábado o prazo para pedir registro de candidatura

O prazo para a apresentação de pedidos de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral termina neste sábado (26). A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que, neste ano, mais...