Início Geral Em Blumenau, estabelecimentos terão check-in para monitorar casos de Covid-19

Em Blumenau, estabelecimentos terão check-in para monitorar casos de Covid-19

Blumenau conta a partir de agora com um novo sistema para ajudar a monitorar casos suspeitos de Covid-19 nos visitantes de bares, hotéis e restaurantes da cidade. A tecnologia será aliada do município neste momento de combate à doença. Empresários poderão instalar um QR-Code em cada estabelecimento.

O sistema funcionará como um check-in voluntário, em que os clientes preencherão apenas CPF e telefone. Os dados ficarão integrados com a Secretaria Municipal de Saúde, que vai monitorar as pessoas que estiveram no mesmo local e, caso haja alguma contaminação pelo novo coronavírus, os usuários recebem um aviso.

Não há limite de empresas nesta ação. Para solicitar o QR-Code é necessário fazer um cadastro, que pode ser feito no site da Prefeitura de Blumenau. A Secretaria de Turismo e Lazer entregará uma placa para todos os inscritos. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae, Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs) e Associação Blumenau Gastronômico.

Testagem

Desde quarta-feira (19), funcionários de hotéis, bares e restaurantes estão sendo testados para diagnóstico de Covid-19. Neste primeiro momento, 3 mil testes serão disponibilizados.

Capacitação

Numa parceria com o Sebrae, será promovida uma Capacitação de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias e Cuidados Contra a Covid-19, programa que consistirá em três etapas.

A primeira determinará o perfil das empresas participantes, identificando a demanda. Depois, a equipe do Sebrae partirá para o período de orientação das boas práticas que devem ser tomadas para prevenir a contaminação no ambiente de trabalho, observando os fluxos de cada uma das empresas.

Por fim, será feita orientação para a implantação das metas estabelecidas. Em primeiro momento, a capacitação será feita em grupo de 30 estabelecimentos, para então ser avaliada a possibilidade de ampliação para demais empresas.

Câmeras térmicas

Além disso, serão implantadas ainda este mês câmeras térmicas na entrada do Parque Vila Germânica em frente ao restaurante Alemão Batata. Os equipamentos funcionam com sistema de inteligência artificial, uma das principais tendências da atualidade. Por ser fruto de uma parceria com a Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias, a Prefeitura de Blumenau não teve custos com os equipamentos.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Suspeito de ser o líder de organização criminosa no Pará é preso no Vale do Itajaí

Na manhã desta terça-feira (22), uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Santa Catarina e a Polícia Civil do Pará resultou...

Bandidos fingem que moto estava com pneu furado e esfaqueiam vítima em Pomerode

O crime ocorreu nesta segunda-feira (21) em Pomerode, no Vale do Itajaí. A vítima acionou a Polícia Militar e informou que teve...

Homem é preso após agredir a companheira no bairro Água Verde

Era por volta das 13h desta segunda-feira (21) quando a Polícia Militar foi acionada por uma mulher, de 41 anos, dizendo que...

Previsão de céu encoberto e poucas aberturas de sol nesta terça em Blumenau

O deslocamento de umidade do oceano para o continente mantém o céu entre nublado e encoberto alternado por algumas aberturas de sol...

Denatran oferece função de pagamento de multas por aplicativo

A carteira digital de trânsito (CDT) tem nova função. A partir de agora, é possível acompanhar pela CDT as multas recebidas, bem...