Deputados integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Respiradores da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) têm reunião interna nesta quarta-feira (12), a partir das 17h, para tratar da apresentação do relatório preliminar dos trabalhos, que investiga a compra de 200 respiradores por parte do Governo do Estado com pagamento antecipado de R$ 33 milhões, sem garantia de entrega.
Depois de quase três meses, foram colhidos mais de 30 depoimentos, com documentos compartilhados dos inquéritos da força-tarefa formada para apurar as irregularidades. “A comissão conseguiu reunir elementos suficientes para apontar responsabilidades administrativas e criminais de agentes públicos na aquisição dos equipamentos, além de relacionar também algumas empresas envolvidas”, declarou o relator da CPI, deputado Ivan Naatz (PL).

Votação
O documento, que conterá ainda um pedido de ressarcimento aos cofres públicos e sugestões de alterações legislativas para maior controle de compras públicas em situações de calamidade, será analisado pelos integrantes da CPI, que poderão sugerir eventuais adendos ou emendas. A votação para aprovação final e leitura oficial deverá acontecer em reunião na próxima terça-feira (18).