Início Saúde Covid-19: saiba como fazer o descarte correto da máscara de proteção

Covid-19: saiba como fazer o descarte correto da máscara de proteção

Independente de haver ou não algum familiar positivado com o coronavírus na sua casa, as máscaras descartáveis não devem ir para o lixo de qualquer forma, como outro objeto. É importante fazer a separação e seguir algumas orientações importantes para não colocar em risco e, em últimos casos, contaminar os trabalhadores do setor de coleta ou das cooperativas de reciclagem.

Pensando nisso, o Samae de Gaspar emitiu um alerta. Ao descartar na sua casa, coloque as máscaras em sacolas plásticas bem fechadas e junte-as ao lixo do banheiro. Se estiver na rua e não encontrar um local adequado para o descarte, guarde a máscara dentro de uma bolsa plástica, amarre-a e descarte no lixo comum. Não esqueça da higienização constante das mãos e objetos com álcool em gel 70%, água e sabão.

Segundo o órgão, não há necessidade de fazer algum tipo de sinalização nestas lixeiras. Esse procedimento não é recomendado por motivos éticos, já que isto poderia resultar em uma exposição dos pacientes com Covid-19, preconceito, entre outros questionamentos desnecessários. Jogar a máscara no chão pode provocar contaminações e ocasionar também o entupimento da tubulação.

Máscaras de tecido

Máscaras de tecido devem ter, ao menos, duas camadas. O ideal é a utilização por cerca de duas horas, substituindo-a por outra, já que o tecido tende a ficar úmido. Para a lavagem das máscaras de tecido, recomenda-se colocar de molho por cerca de 30 minutos em uma solução de água sanitária e água potável (10ml da água sanitária para cada 500ml da água potável).

As recomendações frisam também que se deve evitar ao máximo tocar na máscara durante o uso. Caso necessário, higienizar as mãos antes e após tocá-la. Quanto ao modo correto de retirar e colocar, devemos estar atentos para não tocar no tecido e realizar a vestimenta segurando pelos elásticos. Lembrando que o uso é obrigação de todos ao sair de casa para ir a qualquer local.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Arcanjo socorre homem vítima de esfaqueamento em Ilhota

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota foi acionado na tarde deste domingo (27) para socorrer um homem vítima de esfaqueamento no...

Campanha das eleições municipais começa neste domingo

A partir deste domingo (27) as Eleições Municipais 2020 entram em uma nova etapa, com o início da campanha aos cargos de prefeito,...

Média de mortes por Covid-19 no Brasil cai 10,35% em uma semana

A média diária de mortes por Covid-19, de acordo com a média móvel de sete dias, no Brasil chegou a 687,86 casos na...

Identificado homem que foi assassinado por reclamar de fezes de cachorro em Blumenau

Foi identificado como Luiz Carlos Ruppenthal, de 44 anos, o homem que foi assassinado com um tiro na cabeça após reclamar das...

Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo na Velha Grande

Um homem de 35 anos foi preso pela Polícia Militar na noite deste sábado (26) pela posse ilegal de arma de fogo...