A região do Alto Vale, formada por 28 municípios, entrou para a lista de regiões classificadas em situação gravíssima, de acordo com a matriz de avaliação de risco regionalizada de enfrentamento ao novo coronavírus. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (31) pelo Governo do Estado, que também incluiu nesta relação o Alto Uruguai e o Planalto Norte.
O novo decreto, que será publicado no Diário Oficial do Estado, suspende o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros nestas regiões por sete dias a partir de segunda-feira (3). A concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias, também ficam suspensas a partir deste sábado (1º), por uma semana.
Com isso, as restrições passam a valer para 12 regiões de saúde, que englobam 209 municípios catarinenses. Eles representam 83,5% da população catarinense. Na próxima semana, o Governo do Estado terá conversas com o setor produtivo, indústria e comércio para criar um novo regramento para garantir a testagem e afastamento dos colaboradores positivados.
Restrições prorrogadas
O novo decreto também prorroga as medidas restritivas em vigência em seis regiões do Estado, incluindo o Médio Vale do Itajaí, onde está inserida a cidade de Blumenau. Assim, a circulação em espaços públicos de uso coletivo fica suspensa por mais sete dias a partir deste sábado (1º) e a circulação de ônibus, também por uma semana, a partir de 3 de agosto.
Municípios com restrições
Médio Vale do Itajaí
Apiúna
Ascurra
Benedito Novo
Blumenau
Botuverá
Brusque
Doutor Pedrinho
Gaspar
Guabiruba
Indaial
Pomerode
Rio dos Cedros
Rodeio
Timbó
Alto Vale do Itajaí
Agrolândia
Agronômica
Atalanta
Aurora
Braço do Trombudo
Chapadão do Lageado
Dona Emma
Ibirama
Imbuia
Ituporanga
José Boiteux
Laurentino
Lontras
Mirim Doce
Petrolândia
Pouso Redondo
Presidente Getúlio
Presidente Nereu
Rio do Campo
Rio do Oeste
Rio do Sul
Salete
Santa Terezinha
Taió
Trombudo Central
Vidal Ramos
Vitor Meireles
Witmarsum