InícioSaúdeAgosto Laranja é dedicado à conscientização da Mielomeningocele

Agosto Laranja é dedicado à conscientização da Mielomeningocele

De 1º a 31 deste mês, teremos um mês dedicado à conscientização da Mielomeningocele, o Agosto Laranja. A data tem caráter simbólico para dar visibilidade à patologia, que é considerada a segunda maior causa de deficiência motora infantil, segundo o Ministério da Saúde. Ela afeta um a cada 1.000 bebês nascidos no Brasil e é o defeito do tubo neural mais comum.

A neurocirurgiã Danielle de Lara, que atua no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, destaca que a patologia não tem cura, mas tem prevenção e tratamento. “Trata-se de uma uma malformação congênita, que afeta os ossos da coluna e a medula espinhal. O diagnóstico é feito a partir dos exames de pré-natal e o tratamento geralmente exige uma cirurgia de emergência em até 48 horas após o nascimento do bebê”, explica a médica.

No entanto, o melhor tratamento é a prevenção, com o planejamento da gestação, avaliação da saúde da mulher e uso de algumas vitaminas, ainda antes de engravidar. Ainda de acordo com Danielle, não é possível determinar com precisão as causas, mas a doença pode resultar de uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como obesidade materna, diabetes, uso de alguns medicamentos e deficiência de ácido fólico.

Em Blumenau, o Agosto Laranja visa auxiliar o trabalho da Associação de Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele (AAPPM). A entidade, localizada em frente à Praça Governador Jorge Lacerda, no bairro Itoupava Norte, tem 16 anos de atuação e presta atendimento a mais de 100 famílias, com serviços de fisioterapia, assistência social, reforço escolar e assessoria jurídica.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com