O transporte coletivo continua suspenso em Blumenau, pelo menos, até a próxima segunda-feira (17) por determinação do Governo do Estado. Porém, quando retornar, o serviço já não será mais o mesmo. Isso porque a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir) autorizou a redução de 15 veículos leves da frota como uma das formas de atenuar os impactos da Covid-19 à empresa BluMob.
A decisão número 157/2020 da Agir foi publicada na última segunda-feira (10) com a assinatura do diretor geral, Heinrich Luiz Pasold. Segundo o documento, “mais uma vez aponta-se e indica-se que a consensualidade seja o meio mais rápido e eficaz para a superação da demanda, ainda mais destacado no Parecer Conjunto, que a redução da frota é viável e tem amparo contratual”.
“Ao mesmo tempo, também deve o Seterb elaborar estudos para a verificação da viabilidade operacional, sem causar prejuízos impactantes nos serviços, que ficará ao encargo da frota restante, de forma que haja uma otimização entre a oferta atual com a redução da quilometragem”, conclui o texto, que foi encaminhado à concessionária, com cópia ao prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.