InícioSaúdeUm em cada dez idosos infectados com Covid-19 em Blumenau vai para...

Um em cada dez idosos infectados com Covid-19 em Blumenau vai para a UTI

Um total de 218 pessoas com pelo menos 60 anos de idade já foram diagnosticadas com o novo coronavírus em Blumenau, segundo dados da Prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número de idosos infectados tem aumentado consideravelmente, subindo 55% nos últimos sete dias e 202% no último mês.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, pelo menos um em cada dez idosos diagnosticados com a Covid-19 precisa ser internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido às complicações trazidas pela doença. O número dobra quando o assunto é internação em enfermaria: dois a cada dez pacientes.

Conforme esperado, a população com idade abaixo dos 60 anos – que responde por 91,5% de todos os casos já registrados na cidade – apresenta resultados inferiores. Segundo os dados da Secretaria de Saúde, apenas uma em cada 100 pessoas nesta faixa etária diagnosticada com o vírus é internada na UTI. Na enfermaria, o número é de quase quatro pessoas a cada 100 diagnosticadas.

Outro fator preocupante diz respeito à letalidade do vírus. Blumenau soma até o momento 11 mortes em decorrência da Covid-19. Entre as vítimas, estão oito idosos. Ou seja, a população idosa tem uma taxa de letalidade de 3,7% – quase quatro mortes a cada 100 infectados. Na população mais jovem, porém, a mesma taxa é de apenas 0,12% – uma morte a cada 1.000 diagnosticados.

“Nossa principal preocupação é com os idosos”, destacou o prefeito Mário Hildebrandt. “É importante que haja uma compreensão de que os idosos são as principais vítimas do coronavírus. Quando o corpo vai perdendo energia, vai carregando algumas comorbidades. Por isso, nossa preocupação e nossas ações, como proibir que os idosos usem o transporte coletivo neste momento”.

O prefeito destacou ainda que um aumento considerável no número de idosos infectados poderá refletir em ações mais rígidas por parte da Prefeitura. “Se nós tivermos um grande contágio de idosos em Blumenau, poderemos ter necessidade de fazer um lockdown na cidade”, anunciou. “Pedimos que os idosos fiquem em casa e só saiam de casa se muito necessário”.

Luan Carlos
Luan Carlos
Luan Carlos Tamanini é jornalista formado pela Furb (Blumenau-SC). Durante sua formação, fez estágio em veículos de comunicação de caráter educativo, tendo curtas passagens voluntárias por portais esportivos de Blumenau e região. Blumenauense, pai e apaixonado por esportes, atua pela primeira vez no jornalismo profissional como repórter do Portal Alexandre José.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com