InícioGeralQuero comprar um imóvel em Porto Alegre! Saiba o passo a passo

Quero comprar um imóvel em Porto Alegre! Saiba o passo a passo

O mercado imobiliário é um dos segmentos mais afetados pela economia e pelas mudanças sociais em nosso país. No momento atual estamos enfrentado uma série de desafios, que tem se apresentado de forma diferente de pessoa para pessoa. Embora apresente diversas novidades, o ‘novo’ momento de crise apresenta inúmeras oportunidades e uma delas está na compra de imóveis em Porto Alegre

Mesmo não parecendo em primeira vez, optar por iniciar a busca em um apartamento à venda em Porto Alegre no cenário atual pode ser a aquisição certa a se fazer. Imóveis oferecem segurança em relação a outros investimentos do mercado financeiro. Além disso, quem optar por escolher uma unidade agora, pode aproveitar por encontrar com opções mais vantajosas, opções que façam parte das novas demandas do consumidor como: residências mais espaçosas, com presença de sacada ou outro espaço ao sol, com um cômodo que permita a instalação do home-office e ainda alguma outra área externa. Tudo isso são algumas questões que somadas devem oferecer conforto e segurança aos novos moradores.

Além disso é importante conhecer as diferentes formas de pagamento disponíveis, a fim de encontrar aquela que mais se encaixa com a situação financeira da sua família. Agora que você já sabe que adquirir um imóvel, mesmo no momento atual pode ser extremamente vantajoso, veja a seguir algumas das etapas para se adqurir um imóvel. Veja a seguir: 

1) Identifique suas principais necessidades 

O primeiro passo para encontrar o imóvel ideal é ter na ponta do lápis quais são as suas principais necessidades. É importante que a casa ou apartamento atenda da melhor forma a realidade da família em cômodos, disposição do ambiente, tamanho total. Essas são algumas características que devem ser analisadas conforme a quantidade de integrantes, presença de animais de estimação ou até mesmo o desejo de aumentar a família com a chegada de filhos. Tudo isso deve ser previsto de iniciar a busca pelo imóvel, para que a nova residência atenda as necessidades hoje e também em um futuro próximo. 

2) Tenha conhecimento sobre sua condição financeira 

Após identificar quais são as suas principais necessidades, é preciso averiguar se elas se encaixam no seu orçamento. É importante colocar no papel se existe algum capital para se investido na compra, que possa ser usado de entrada ou para quitar a compra. Em casos em que o financiamento for a opção escolhida, é importante fazer simulações na instituição financeira escolhida a fim de verificar se a renda permite a aprovação de crédito. É importante ressaltar que o valor das parcelas não pode ultrapassar mais de 30% da renda do comprador. Em casos em que for necessário levantar capital, gastos com cortes superfúlos podem ajudar a gerar economia para poupar o montante necessário. Também, vale realizar a pesquisa sobre as formas de pagamento disponíveis. O consórcio imobiliário, por exemplo, é feito para aqueles que desejam realizar o pagamento à vista, de forma planejada. Ao optar pelo consórcio você tem o valor do imóvel a ser adquirido em uma carta de crédito, que pode cobrir a entrada ou o valor total, dividida em parcelas mensais. Já o financiamento funciona como uma espécie de empréstimo, que além da avaliação realizada pelo banco e garantias que devem ser apresentadas, o próprio imóvel também é considerado uma garantia de pagamento. 

3) Capriche na hora da pesquisa 

Uma das etapas mais importantes para encontrar o imóvel ideal é fazer uma boa pesquisa. Antes de iniciar as visitas, é fundamental realizar uma busca extensa na internet e os classificados on-line podem ajudar. Ao visitar os sites que reúnem imóveis à venda, utilize os filtros de busca a seu favor. Ao listar as caracteristicas que são essenciais no seu imóvel, traga as anotações para o momento de busca. Adicione no filtro alguns dos tópicos como faixa de valor, localização, quantidade de cômodos, vagas na garagem, entre outros. Assim, você realiza uma busca muito mais objetiva e vai direto às opções que mais tem a ver com aquilo que você procura, sem se distrair em meio as inúmeras unidades disponíveis. Após fazer uma listagem dos seus anúncios favoritos, é o momento ideal de marcar a visita e conhecer de perto as características do imóvel. 

4) Tenha atenção durante a visita 

Ao ir conhecer o imóvel presencialmente é importante estar atento a uma série de pontos que dizem respeito as características técnicas e também ao entorno da propriedade. Na prática isso significa observar como esta a conservação do imóvel como um todo, como anda a parte elétrica e hidráulica, o acabamento das paredes, a pintura do imóvel. Mas também é importante observar questões ao redor referentes à localização, como as áreas em torno do prédio ou da casa, presença de comércio ou serviços, pontos de transporte público próximos, avenidas que facilitam o deslocamento, proximidade com o trabalho. Tudo isso pode influenciar no preço do imóvel, mas também pode refletir em qualidade de vida para os moradores. 

5) Verifique a documentação 

Ao escolher o imóvel ideal é fundamental estar atento a questão da documentação, a fim de garantir um processo de compra tranquilo e sem dor de cabeça. Você também pode optar por contar com o apoio do corretor de imóveis, se estiver realizando seu processo utilizando a presença de imobiliárias em Porto Alegre. O primeiro ponto é verificar se a pessoa com a qual você está negociando o imóvel é efetivamente dona daquela propriedade. Isso pode ser comprovado através de uma certidão atualizada do Registro de Imóveis do Munícipio. Esse documento também serve para comprovar a existência de possíveis ônus como penhoras ou a existência de hipotecas. Também vale verificar a questão jurídica do vendedor, para isso basta solicitar as certidões de “nada consta” diretamente no site da Justiça Estadual e Federal. Ao constar a presença de uma ação civil, você deve acessar aos fichamentos e verificar manualmente se não existe a cobrança de nenhuma dívida, pois no caso das cobranças estarem relacionadas ao imóvel em questão, é preciso que os credores realizem a autorização junto ao negociador. Com esses documentos já é possível garantir que você está prestes a realizar uma compra segura. 

Curtiu? Compartilhe o artigo em suas redes sociais! 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading