InícioGeralProcon de Blumenau alerta sobre sites falsos de leilões de veículos em...

Procon de Blumenau alerta sobre sites falsos de leilões de veículos em SC

Os consumidores devem ter cautela ao procurar adquirir veículos pela internet. A orientação é do Procon de Blumenau, que está atento em conjunto com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Poder Judiciário de Santa Catarina, que identificaram a existência de sites falsos de leilões de veículos.

Segundo o NIS, consumidores estão sendo induzidos à compra de veículos em sites falsos que utilizam indevidamente e sem autorização logomarcas de instituições, incluindo a do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Por isso, o NIS está tomando medidas cabíveis para averiguar as irregularidades.

Tanto para o Procon de Blumenau quanto ao NIS, a ação se trata de um golpe, sendo que os sites afirmam que não podem mostrar o veículo até o recebimento antecipado de um lance do interessado. Além disso, prometem a entrega do bem em até dois dias ao comprador.

Lista negra

Para evitar a propagação e minimizar a existência de falsos sites de leilões, a Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (Aleibras) elaborou uma lista com sites considerados falsos e que está à disposição da população neste link. A Aleibras também orienta que o consumidor deve evitar qualquer transação comercial com os sites listados.

Em Blumenau, de acordo com a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), em média duas pessoas vão ao pátio da secretaria ou ligam buscando informações sobre veículos que estão no local.

O diretor de Trânsito da Seterb, Jaílson Rogério Candido, explica que todo o processo é vinculado ao Detran de Santa Catarina, que emitirá o edital com memorial descritivo do leilão para que as pessoas tenham acesso às informações dos lotes e procedimento de arremate e retirada do bem.

Ele explica ainda que a consulta deve ser feita somente pelo site do Detran. Todo e qualquer site não pertencente a este órgão se trata de fraude. Por isso a importância da cautela nestas situações.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com