InícioGeralNutrição: os benefícios da atividade física em época de Covid-19, por Claudia...

Nutrição: os benefícios da atividade física em época de Covid-19, por Claudia Marques

A prática da atividade física gera várias respostas adaptativas, inclusive para a saúde
imunológica. E isso pode fazer toda diferença para se proteger em qualquer época do ano, não apenas neste momento de pandemia de Covid-19, onde a imunidade é tão preciosa. Mas, para isso, a alimentação deve ser adequada para a modalidade e a frequência que você pratica.

Para garantir que você atinja o máximo de seu potencial na prática do exercício, a
alimentação antes da atividade física deve conter o principal combustível de nossos músculos: os carboidratos. Assim como a alimentação no pós-treino deve garantir a recuperação muscular necessária para você garantir bons resultados e ficar em dia com sua saúde imunológica, sendo uma estratégia complementar e necessária.

Para garantir que você mantenha-se ativo e garanta sua imunidade, seguem algumas dicas importantes:

Pré-treino

Neste momento, o corpo precisa de energia necessária para um bom rendimento físico. O
nutriente essencial é o carboidrato, que pode vir das frutas ou de cereais como pães, granola, raízes como batata doce, biscoitos e barrinhas de cereais.

Uma dica muito especial é consumir esses alimentos na forma integral, pois são ricos em
fibra e melhoram a liberação da glicose (açúcar dos alimentos) para o corpo. Essa liberação é controlada e trará energia para todo o treino. Sendo indicada esta refeição pelo menos 40 minutos antes de iniciar a atividade física.

Opção 1: uma banana com canela e aveia

Opção 2: uma fatia de pão integral com geleia de fruta sem açúcar

Pós-treino

Após a atividade física, precisamos recuperar a energia gasta no músculo, construir as fibras musculares que foram trabalhadas e evitar a queda da imunidade pelo
aumento da inflamação muscular, já que é uma resposta da prática de exercícios, porém necessária. Carboidrato e proteínas são essenciais neste momento. Boas gorduras também podem ser benéficas.

Cardápio pós-treino

Opção 1: sanduíche de pão integral com atum e verduras

Opção 2: um pedaço de batata doce com ovo cozido

Mantenha-se ativo e tenha uma alimentação equilibrada para garantir mais saúde e
conquistar bons resultados.

Texto escrito por CLAUDIA MARQUES

Claudia Marques é formada em Nutrição pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2016 e tem Pós Graduação em Nutrição Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018). Especializada em atletas e/ou esportistas das modalidades de endurance como: ciclismo, corrida, natação, triathlon, hipertrofia muscular e emagrecimento.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com
%d blogueiros gostam disto: