InícioGeralNutrição: as frutas e verduras de cada estação do ano, por Claudia...

Nutrição: as frutas e verduras de cada estação do ano, por Claudia Marques

No Brasil, temos uma variedade enorme de frutas e verduras em qualquer época do ano, por ser um país tropical, porém nem todos respeitam seu ciclo natural de maturação. Sabemos que, com o avanço da tecnologia, é possível consumir qualquer fruta e legume durante todo ano, independente da estação. A indústria aplica técnicas de plantio e maturação capazes de replicar o processo de amadurecimento, semelhante ao natural. Mas é importante salientar que essas técnicas são artificiais e muitas vezes não conseguem se igualar ao processo natural, apresentando alterações na cor, sabor, aroma e qualidade nutricional.

Sendo assim, é importante entender também as vantagens de uma alimentação saudável e que respeite o fluxo da natureza, ou seja, as frutas da estação. São mais saborosas, já que têm os seus ciclos respeitados, o que faz também com que sejam mais nutritivas. E entender que as vantagens de consumir alimentos da estação vai além do sabor é muito importante. Lembrando que este tipo de produto fora da estação carrega agrotóxicos e compostos químicos, em proporções que podem ser relativamente maiores em colheitas não sazonais, podendo contaminar os lençóis freáticos e o solo da região.

Foto ilustrativa / Pixabay

Além de sentir a diferença no paladar, você sentirá também no bolso, por serem produtos mais fáceis de serem produzidos, geralmente são cultivados localmente, diminuindo o custeio de transporte, e, consequentemente o preço final para o consumidor. Abaixo, segue uma relação com as frutas de cada estação do ano. Assim, você pode adaptar suas receitas aos produtos que estão mais fresquinhos e são mais fáceis de encontrar no mercado. Confira:

Inverno

Abóbora, abobrinha, batata doce, berinjela, brócolis, cará, cenoura, couve-flor, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, acelga, alface, chicória, couve, espinafre, mostarda, repolho, banana, laranja, limão, mamão, melão, morango, pera, pinhão e tangerina.

Primavera

Abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, couve-flor, ervilha, mandioquinha, nabo, vagem, alface, almeirão, chicória (escarola), repolho, banana, caju, laranja, melão, morango e pêssego.

Verão

Abóbora, abobrinha, agrião, alcachofra, alho, batata-doce, berinjela, cenoura, chicória (escarola), chuchu, jiló, mandioca, milho verde, moyashi (broto de feijão), nabo, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, abacaxi, abacate, ameixa, banana, caju, coco, figo, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, pera e uva.

Outono

Abobrinha, acelga, alface, almeirão, agrião, broto de bambu, couve chinesa, repolho, rúcula, batata doce, berinjela, brócolis, chuchu, jiló, inhame, mandioca, nabo, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, vagem, repolho, abacate, banana prata, caqui, coco, goiaba, jaca, laranja, limão, linhaça, maçã, maracujá, melancia, pera, tangerina e uva Niágara.

Texto escrito por CLAUDIA MARQUES

Claudia Marques é formada em Nutrição pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2016 e tem Pós Graduação em Nutrição Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018). Especializada em atletas e/ou esportistas das modalidades de endurance como: ciclismo, corrida, natação, triathlon, hipertrofia muscular e emagrecimento.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com