InícioGeralNovo ciclone extratropical deve atingir Santa Catarina na próxima semana

Novo ciclone extratropical deve atingir Santa Catarina na próxima semana

Um novo ciclone extratropical deve atingir o estado de Santa Catarina na próxima terça-feira (7), alerta em comunicado a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram). O documento é assinado pelas meteorologias Laura Rodrigues e Marilene de Lima.

De acordo com as meteorologistas, o sistema deve provocar chuva especialmente nas regiões do oeste ao sul do estado, próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, com rajadas de vento de 60 a 80 km/h. Na noite de terça e durante a quarta-feira (08), o ciclone deve favorecer ventos mais intensos no litoral de Santa Catarina, com aumento na agitação do mar.

As meteorologistas ressaltam, porém, que apesar da previsão de ventos mais intensos, este evento não deve apresentar a mesma magnitude do registrado na última terça-feira (30), que resultou em diversos estragos. Segundo elas, ciclones extratropicais são sistemas frequentes na costa sul do Brasil, causando alagamentos e ressacas, especialmente nos meses entre abril e setembro.

“Em média, nessa época do ano, dois a três ciclones em cada mês se formam no litoral do Uruguai e Sul do Brasil, influenciando as condições de tempo no litoral de Santa Catarina”, destacam no comunicado. Segundo elas, é necessário que a população procure fontes oficiais antes de compartilhar informações sobre eventos climáticos.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com