Esse título é uma afirmação e eu realmente acredito nisso. Você pode até não ser muito fã de chocolate ou de sobremesas muito doces, mas brigadeiro é quase unanimidade e até por isso, pra poder agradar diferentes paladares, existem infinitas opções desse docinho com sabor de festa.
O brigadeiro é brasileiro, invenção nossa e a gente se orgulha muito disso. E por ser brasileiro, é lógico, a gente tem liberdade pra criar e desenvolver as receitas do jeito que quisermos. Se você der uma olhada no Google e buscar por brigadeiro, vai achar uma infinidade de receitas que se dizem originais ou clássicas, mas a verdade é que isso não existe. Cada um faz de um jeito e tá tudo bem.
Eu sou dessas que não gosta de nada muito doce, então tenho minha receita do clássico, que pra mim é feito com cacau e chocolate meio amargo. Mas tem outros sabores de brigadeiro que ganham meu coração também e eu vou te ensinar três das minhas receitas preferidas e te desafio a não amar pelo menos uma delas.
Brigadeiro de chocolate meio amargo
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 barra de chocolate meio amargo
1 colher de sopa de cacau em pó
Sem mistério, leve tudo pro fogão, fogo médio/baixo mexendo sem parar. Gosto de misturar bem rápido com um fouet até derreter todo o chocolate e o cacau incorporar bem, pra não deixar bolinhas sem desmanchar. O ponto pra enrolar vai levar uns 10 minutos, mas eu tiro antes porque prefiro a receita mais mole, pra comer de colher. Só esperar esfriar e pronto.

Brigadeiro de leite ninho
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
½ caixinha de creme de leite
1 colher de manteiga
4 colheres de sopa de leite ninho
O modo de preparo é o mesmo do de chocolate. Tudo na panela, mexendo sempre até o ponto que você gosta mais.

Brigadeiro de Paçoca
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
½ caixinha de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de paçoca desmanchada
Mesma coisa sempre: mistura tudo, fogo médio pra baixo, mexendo sempre até o ponto cremoso que você preferir (cerca de 10 minutos se quiser enrolar ou 7 minutos pra comer de colher).
A dica de ouro aqui é: se você é do time que ama sorvetes como eu, qualquer um desses brigadeiros, depois de algumas horas no freezer vira um sorvete delicioso.

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.