InícioGeralEstilo: como usar estampas listradas no dia a dia, por Anna Rutkoski

Estilo: como usar estampas listradas no dia a dia, por Anna Rutkoski

Hoje quero falar um pouco sobre uma estampa que é um clássico da moda. Aliás, elas já estão no meio fashion há bastante tempo, e que eu, com toda certeza, sei que você tem pelo menos uma peça no seu guarda-roupas com a estampa. Isso mesmo, as listras!

Seja no frio ou inverno, independentemente da estação, iremos ter uma ou outra peça listrada e a verdade é que, apesar do que muitos pensam, ela tem o poder de ser usada em diferentes situações, vai com tudo e se adequa a qualquer humor nosso de cada dia. Tenho clientes que amam listras! E algumas não as usam por causa de uma das maiores crenças do “Pode” e “Não Pode” que vemos tanto por aí na moda. Pura besteira!

Sem essa de que listras só engordam e que, por isso, não pode usar! Se acha lindo e te encanta, use! A ideia é dominar a arte de se vestir e brincar com isso a seu favor.

Afinal, Listras engordam ou não?

Inconscientemente, nossos olhos procuram por linhas para nos localizarmos em um espaço. Olhando para alguém, naturalmente o olhar também é guiado pelas linhas, e as roupas fazem esta função. Por isso, as listras horizontais podem dar a sensação de encurtamento e quilos a mais.

Isso acontece, pois a estampa funciona como uma quebra da linha vertical natural (a altura que temos). O nosso olhar também detecta as linhas horizontais da esquerda para direita, assim como lemos. E as listras fazem estas quebras, deixando uma sensação de blocos. Quanto maiores as listras, maior o destaque para a região do corpo, como vemos nas imagens a seguir – as duas peças são listradas, mas a região onde as listras são mais largas chamam muito mais a atenção, não?

Foto: Google

O jeito que encontramos para “enganar” o olhar é usar listras fininhas. Discretas, não ressaltam aos olhos de quem as vê, e maneira mais fácil de usar listras com listras é repetir as cores nas duas peças, como se fosse um conjuntinho. O preto e branco é, sem dúvidas, a combinação favorita e certeira, funciona para todos os estilos. Para deixar o visual leve, é legal alternar a estampa com horizontal e vertical ou o tamanho das listras (entre fina e grossa), isso diminui o impacto visual.

Já se você quer um look fashionista e ousado, pode escolher as estampas em cores diferentes como combinar p&b com vermelho, azul escuro e branco com caramelo. 

Inspirem-se nas imagens abaixo!

Foto: Google
Foto: Google
Foto: Google
Texto escrito por ANNA RUTKOSKI

Anna Rutkoski é blumenauense, Consultora de Imagem & Estilo e Digital Influencer. Formada em Consultoria de Imagem pelo EnModa (SP), Estilismo Industrial pelo Senai  (Blumenau), Produção de Moda & Styling pelo Senai (Curitiba) e atua na área da moda há 15 anos.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com