A 22ª Campanha de Vacinação contra a gripe chegou ao fim na última terça-feira (30), após mais de três meses de duração. Santa Catarina não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) de vacinar, ao menos, 90% das pessoas que compõem os grupos prioritários. Da população total de 2.674.128 pessoas que deveriam ter tomado a dose, apenas 74,65% se imunizaram.
Agora as vacinas continuam disponíveis, prioritariamente, para a população dos grupos de risco. No entanto, pessoas que não fazem parte dos grupos e têm interesse em tomar a dose, também podem procurar uma unidade de saúde. A medida evita que haja desperdício de vacinas. Ela ficará disponível até que os estoques sejam encerrados. Santa Catarina recebeu um total de 2.706.200 doses para a campanha.
A vacina contra a gripe protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado que são: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B e não causa a gripe, pois é fabricada com vírus morto. Ela tem como objetivo evitar os casos graves, internações e óbitos pela doença. Além disso, neste momento, apesar de não oferecer imunidade contra o coronavírus, é uma importante ferramenta no diagnóstico da Covid-19, já que os sintomas das duas doenças são bem parecidos.
Em Blumenau, neste momento, a Secretaria de Promoção da Saúde trabalha na contabilização das doses e na elaboração de um novo plano para vacinação. Em breve, será comunicado calendário e os detalhes de como será feito. Em Gaspar, a vacina da gripe já está disponível para toda a população. O mesmo ocorre em Timbó, onde a Prefeitura anunciou que a vacina está liberada para todas as pessoas.