InícioSaúdeCoronavírus: Blumenau tem uma morte a cada 21 horas em julho

Coronavírus: Blumenau tem uma morte a cada 21 horas em julho

Assim como acontece em todo o estado de Santa Catarina, Blumenau vivencia em julho seu pior momento na batalha contra o coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 29 moradores diagnosticados com a Covid-19 morreram na cidade entre o dia 1º e 25 de julho – uma média de uma morte a cada 21h25.

O número é ainda mais impactante se comparado às médias dos meses anteriores. De acordo com levantamento realizado pelo Portal Alexandre José, em junho (seis mortes) a média foi de uma morte a cada cinco dias. Já em maio (quatro mortes) – mês em que foi registrado o primeiro óbito na cidade -, a média foi de uma morte a cada quase oito dias.

A média de infectados por dia também cresceu consideravelmente na cidade. Em abril, havia seis novos casos por dia. A média cresceu para 18,4 casos diários em maio, chegando a 55,7 em junho. Em julho, por sua vez, a média já passa de 197 diagnósticos positivos por dia. Ou seja, um aumento de 255% em apenas um mês.

De acordo com o levantamento, 31 dos 7.402 casos foram confirmados em maio – o correspondente a 2,5% dos infectados. Outras 184 pessoas (7,7%) foram diagnosticadas em abril, 571 em maio (7,7%) e 1.672 em junho (22,6%). Mais da metade, porém (66,8), foram diagnosticadas nos 25 primeiros dias de julho: 4.944 pessoas.

O crescimento dos números interferiu diretamente na ocupação hospitalar na cidade. Segundo o levantamento, apenas dez moradores de Blumenau diagnosticados com a Covid-19 estavam hospitalizados em 25 de maio (quatro em enfermaria e seis na UTI). No mesmo dia de junho havia 17 pessoas internadas (14 em enfermaria e 13 em UTI).

Um mês depois, porém, o número é de 60 moradores hospitalizados. Destes, 40 estão internados na UTI – 207% a mais que o registrado há apenas um mês. A taxa de ocupação da enfermaria, por sua vez, manteve-se praticamente estável, subindo para 20 pacientes internados.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com