InícioSaúdeBlumenau suspende o transporte coletivo e proíbe a circulação de idosos

Blumenau suspende o transporte coletivo e proíbe a circulação de idosos

Blumenau registrou neste domingo (12) 108 novos casos positivos de Covid-19, segundo dados divulgados pela Prefeitura nesta noite. Ao todo, a cidade contabiliza 4.248 pessoas infectadas pela doença, com 2.609 recuperadas. Há 48 pacientes internados em UTIs, chegando a 76% a taxa de ocupação das unidades disponíveis aos infectados pelo novo coronavírus. Ainda no município, outros 49 casos se recuperam em enfermaria. Blumenau também registrou mais uma morte hoje.

Com o disparo nos números de casos nos últimos dias, mais óbitos registrados e também de ocorrências relacionadas à aglomerações de pessoas pela Defesa Civil, a Prefeitura de Blumenau anunciou novas medidas restritivas através do Decreto 12.724. As regras entrarão em vigor nesta terça-feira (14). “Não são medidas fáceis, por isso, estamos nos últimos dias discutindo com o colegiado, com empresários, em reuniões, para podermos construir alternativas que trouxessem o entendimento que não estamos vivendo algo normal”, informou o prefeito Mário Hildebrandt.

Idosos e grupos de risco

Fica proibida a circulação de pessoas idosas ou integrantes dos grupos de risco, exceto para realizar atividades essenciais (trabalho, comparecimento ou atendimento de saúde, compras em mercados e farmácias, se não tiver outra pessoa da família que possa fazer).

Aglomeração

Ficarão sujeitos à multa os proprietários ou possuidores de imóveis residenciais onde for constatada a aglomeração na forma de reuniões, festas ou qualquer outra atividade com pessoas não residentes na casa ou apartamento. As multas partirão de R$ 213, podendo chegar a R$ 21 mil.

Educação

Ficam suspensas, até 7 de setembro deste ano, as aulas presenciais nas unidade das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, relacionadas a educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos, ensino técnico e ensino superior.

Transporte coletivo e fretamento

O transporte coletivo urbano municipal está suspenso pelos próximos 14 dias, a partir de terça-feira (14), sendo retomada a Linha da Saúde para os profissionais identificados.

Ficam suspensos, por 14 dias, os serviços de transporte intermunicipal e interestadual de passageiros, público ou privado, coma rodoviária fechada.

Veículos de fretamento poderão circular, mas deverão estar autorizados pela Seterb.

Bares e restaurantes

Lachonetes, food parks, cafeterias, padarias, confeitarias, bares, tabacarias, adegas e similares, deverão atender ao público até 20h.

Restaurantes e pizzerias

Os estabelecimentos deverão, durante 14 dias, atender os clientes até as 22h.

Celebrações religiosas

As celebrações religiosas estão suspensas no município por 14 dias, seja cultos, missas ou outras cerimônias presenciais em templos de qualquer credo.

Shoppings

Os shoppings em Blumenau deverão, por 14 dias, suspender o atendimento às 15h nos sábados, mantendo fechado no domingo e reabrindo apenas na segunda-feira.

Fiscalização de Trânsito

Realização de cinturões à noite, das 22h às 3h, nas ruas que ligam os bairros, acompanhados de ações de blitz com fiscalização intensiva de velocidade e embriaguez ao volante.

Veja as informações transmitidas ao vivo pelo Portal Alexandre José:

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com