O prefeito Mário Hildebrandt anunciou na noite desta quinta-feira (23) que a Prefeitura de Blumenau fez a solicitação de 40 mil unidades de cloroquina junto ao Ministério da Saúde. Segundo ele, outras 20 mil unidades já haviam sido solicitadas em um primeiro momento, mas apenas 600 deverão ser enviadas ao município através da Secretaria de Estado da Saúde. O baixo quantitativo foi o que motivou a nova solicitação.
Hildebrandt alertou, porém, que o medicamento não será distribuído a população, e sim disponibilizado aos médicos que decidirem receitá-lo aos pacientes. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Winnetou Krambeck, a cloroquina não será adotada em protocolo municipal, uma vez que não há eficácia comprovada no tratamento da Covid-19. Apesar disso, os médicos têm total liberdade para receitar o medicamento.
O uso da cloroquina no tratamento da Covid-19 tem sido tema de debates e polêmicas desde o início da pandemia. Até o momento, diversos estudos foram realizados por entidades e organizações do ramo da Saúde. A polêmica mais recente se deu após a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomendar o abandono da medicação no tratamento da doença “em qualquer uma de suas fases”.
