InícioGeral2,7 mil unidades consumidoras seguem sem energia elétrica em Blumenau

2,7 mil unidades consumidoras seguem sem energia elétrica em Blumenau

O ciclone extratropical que passou por Santa Catarina na última terça-feira (30) ainda resulta em problemas a diversos moradores de Blumenau. Segundo a Celesc, 2.763 mil unidades consumidoras seguem sem energia elétrica na cidade quatro dias após o evento meteorológico.

Em conversa com o comunicador Alexandre José, o gerente regional da Celesc, Cláudio Varela, comparou os estragos que o ciclone causou à rede elétrica aos da enchente de 2008, quando 95% das unidades consumidoras de Blumenau acabaram ficando afetadas.

“Naquela ocasião, levamos 15 dias para restabelecer o sistema elétrico, contando com ajuda de técnicos das regiões de Chapecó, São Miguel do Oeste, Videira, entre outras, que não foram afetadas e puderam nos ajudar””, comentou Varela.

Ajuda esta que não pode ser recebida na atual situação, uma vez que o ciclone trouxe transtornos significativos em todas as regiões do estado. Segundo Varela, mais de 1,5 milhão de unidades consumidoras de todo o estado ficaram sem energia após o ciclone. Ou seja, nenhuma equipe de outras regiões pode se deslocar até Blumenau para auxiliar nos trabalhos.

Ao todo, 95 mil unidades consumidoras de Blumenau tiveram o serviço comprometido devido aos estragos causados pelo ciclone – o que corresponde a cerca de 75% das unidades do município. O número chegou a 195 mil nas 16 cidades atendidas pela regional de Blumenau.

De acordo com a Celesc, a distribuição de energia elétrica já foi restabelecida em mais de 97% das unidades consumidoras afetadas. Segundo Varela, “os técnicos estão trabalhando 24 horas para restabalecer o serviço o mais rapidamente possível”.

Além de Blumenau, os municípios mais afetados são Gaspar (onde 1,2 mil unidades consumidoras seguem sem energia), Massaranduba (947), Rio dos Cedros (720), Rodeio (717), Indaial (444) e Apiúna (440).

Moradores protestam

Diversos protestos de moradores revoltados com a falta de energia foram registrados em Blumenau nesta sexta-feira (3) e sábado. O mais recente aconteceu nesta manhã, em frente ao Terminal da Velha, onde o trânsito foi interrompido. O pedido é que a Celesc restabeleça a energia o quanto antes, diminuindo assim os prejuízos aos moradores.

Foto: Especial
Foto: Especial

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com