O transporte coletivo urbano municipal voltará a circular, com adaptações, a partir desta segunda-feira (15), em Blumenau. Após quase três meses parados, os ônibus e os terminais urbanos passaram por desinfecção neste domingo (14) para evitar a proliferação do novo coronavírus, causador da Covid-19. Segundo Seterb, a limpeza está sendo feita com hipoclorito de sódio, conforme o orientado pela Vigilância Sanitária. Veja no vídeo:
Portanto, a partir desta segunda-feira, o transporte coletivo volta a funcionar, mas com capacidade reduzida de usuários em lotação máxima de 60% e 50% na estrutura da frota. Haverá atuação constante nos terminais por parte de fiscais da Prefeitura e gestores de operação da BluMob para acompanhar, e se necessário, fazer ajustes na operação.
O serviço funcionará normalmente de segunda-feira a sexta-feira. Já aos sábado até as 15h e sem ônibus aos domingos e feriados. Usuários do transporte público com mais de 65 anos, que têm o Cartão do Idoso ou usam o documento de identidade, não poderão entrar nos ônibus. Pagamentos em dinheiro estão proibidos, sendo aceito apenas para recarregar o cartão ou nos terminais.
Os usuários, bem como motoristas e cobradores, deverão obrigatoriamente usar máscaras, tanto nos ônibus, quanto nos terminais e pontos. Os cobradores também irão usar óculos de proteção. As janelas deverão ficar abertas durante toda a viagem. Diariamente haverá reforço na limpeza dos veículos. Os ônibus também contarão com a delimitação de espaço, tanto nos assentos, quanto no corredor, que será controlado pelo cobrador.

Horários atualizados pela BluMob
O site e o aplicativo da BluMob, concessionária responsável pelo serviço do transporte coletivo em Blumenau, foram atualizados. Nas duas plataformas digitais, é possível encontrar as linhas com os horários alterados, além das legendas, para o retorno dos ônibus na próxima segunda-feira (15). As tabelas também serão anexadas nos terminais urbanos.
Basta acessar www.blumob.com.br e clicar em Horários de Ônibus. O usuário será direcionado a um outro site onde poderá escolher a rota que preferir, assim, uma lista aparecerá. Importante lembrar, que alguns itinerários foram adaptados e é preciso prestar atenção em todos os descritivos nas tabelas.