InícioGeralSindicato afirma que motoristas e cobradores não voltarão ao trabalho segunda-feira

Sindicato afirma que motoristas e cobradores não voltarão ao trabalho segunda-feira

Reportagem atualizada às 15h10min.

Suspenso desde o dia 17 de março em Blumenau, o transporte coletivo deverá voltar a operar em caráter diferenciado a partir da próxima segunda-feira (8). Isso é o que afirmou a Prefeitura de Blumenau, após autorização do Governo do Estado, que ainda estuda as alterações que serão feitas para evitar a proliferação do novo coronavírus. Entretanto, se depender do Sindicato dos Empregados Permissionários do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol), os motoristas e cobradores não vão retornar ao trabalho.

Em nota publicada nas redes sociais, a direção do sindicato alega que o prefeito Mário Hildebrandt conversou com várias entidades de classe como Acib, CDL, além da empresa BluMob, porém não falou com os trabalhadores sobre o retorno na próxima semana. O Sindetranscol ainda afirma que enviou à Prefeitura de Blumenau um plano sanitário e cobra a realização de uma reunião entre a categoria e o município. Uma live será transmitida pelo Facebook do sindicato na sexta-feira (5) para orientar os associados.

Confira a nota do Sindetranscol na íntegra:

Companheiros do transporte coletivo de Blumenau:

Conforme anunciado, a partir da próxima segunda-feira, 8 de junho, o Governo do Estado autorizou a retomada do transporte coletivo de passageiros municipal e intermunicipal. A liberação acontecerá de acordo com os indicadores de saúde pública em cada região do Estado e a decisão será compartilhada entre o Governo e os municípios.

O prefeito Mário Hildebrandt tem afirmado que, se depender da prefeitura, os ônibus voltam a rodar na próxima segunda. Ele vem conversado e articulando com o governo do estado, com os representantes da Blumob, da ACIB, CDL e dos sindicatos patronais. Só não conversou ainda com quem vai, de fato, fazer o transporte andar: OS TRABALHADORES.

➡️ DESRESPEITO COM A CATEGORIA

No dia 23 de abril o sindicato encaminhou para a empresa e para a Prefeitura/Seterb um Plano Sanitário para prevenção da proliferação do covid-19 no transporte coletivo de Blumenau e vem cobrando, desde então, a realização de uma reunião para discutir as alternativas e as condições de trabalho com essa nova realidade. 

Desrespeitosamente, até hoje, 04 de junho, o sindicato não recebeu nenhuma resposta do poder público, como também não foi chamado para discutir coisa alguma. 

O atual estágio da pandemia na cidade traz segurança para a volta do transporte? Quem e quantos voltam a trabalhar? Em que condições? E quem é do grupo de risco, como fica?

Muitas perguntas estão sem respostas e algumas medidas já anunciadas, como a redução de circulação da frota e a suspensão do pagamento em dinheiro dentro dos ônibus, indicam a possibilidade de intenções obscuras, como o corte de cobradores.

➡️ UMA COISA É CERTA: ENQUANTO FORMOS TRATADOS COM DESRESPEITO, NÃO TEM VOLTA!

Convocamos todos os trabalhadores e trabalhadoras do transporte coletivo a ficarem em alerta. Na próxima sexta-feira, dia 5 de junho, faremos uma transmissão ao vivo pelo perfil do sindicato no facebook, a partir das 13h30 [LIVE Programa Expresso Sindetranscol], e convidamos todos para acompanhar e participar.

O que dizem a Prefeitura de Blumenau e BluMob

“Com relação ao comunicado enviado pelo sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo (Sindetranscol), a Prefeitura de Blumenau informa que está trabalhando para um possível retorno na próxima segunda-feira (8). Porém, a retomada só será possível após todas as medidas orientativas e restritivas serem tomadas, garantindo a segurança de funcionários e usuários, colocando a vida de todos em primeiro lugar.

Sendo assim, o planejamento de retorno prevê obrigatoriedades e cuidados a serem tomados por usuários, funcionários, empresa de transporte e Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb). Por isso, a Administração Municipal está atuando de forma responsável, sob orientação dos profissionais técnicos da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semudes), bem como acompanhando a Matriz de Risco, proposta pelo Governo de Santa Catarina. Matriz que leva em consideração informações como Gravidade, Urgência, Tendência, Abrangência e Impacto da doença em cada região, utilizando taxas de ocupação de UTI, incidência de casos confirmados e número populacional, número de óbitos confirmados, velocidade do avanço da doença, entre outros.

Portanto, a Prefeitura reforça que no momento não há confirmação de que o serviço seja retomado no dia 8 de junho e ressalta ainda que a comunicação com os trabalhadores, para a retomada dos serviços, deve ser realizada pela empresa de Transporte Coletivo da cidade.”

A assessoria de imprensa da BluMob ainda não se manifestou sobre o assunto.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading