InícioGeralReunião avalia transporte coletivo em Blumenau após denúncias de superlotação

Reunião avalia transporte coletivo em Blumenau após denúncias de superlotação

Desde que o transporte coletivo foi retomado em Blumenau, na última segunda-feira (15), usuários devem respeitar medidas de segurança impostas pela Prefeitura e pela empresa responsável pelo serviço. Porém, fotos enviadas ao Portal Alexandre José colocam em dúvida se todas as regras estão sendo cumpridas.

Nas imagens, é possível observar dois ônibus com passageiros ocupando todas as cadeiras e outros usuários em pé, sem manter o distanciamento necessário. Todos utilizam máscaras, conforme prevê o decreto municipal. A administração liberou o serviço com lotação máxima de 60% em cada veículo e 50% na estrutura da frota.

Foto: Especial / Portal Alexandre José

Em nota oficial enviada à imprensa no início da tarde desta quarta-feira (17), a Prefeitura de Blumenau informou que está fiscalizando o serviço. Para discutir a situação, o prefeito Mário Hildebrandt marcou uma reunião para o final da tarde de hoje com a Seterb, BluMob e Secretaria da Saúde (Semus).

O encontro será realizado para avaliar os primeiros dias após a retomada do transporte coletivo na cidade, e, se necessário, definir novos ajustes, garantindo a segurança dos usuários e colocando a saúde da população em primeiro lugar. Confira abaixo a nota oficial da Prefeitura de Blumenau na íntegra:

Nota oficial

Em relação às denúncias sobre lotações no transporte coletivo de Blumenau, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), informa que está realizando a fiscalização dos limites estabelecidos de 60% dos usuários em cada viagem.

O município entende que o cumprimento do limite máximo de passageiros é uma responsabilidade da empresa concessionária e não medirá esforços para garantir o respeito do limite estabelecido, visando sempre a segurança da população.

Junto com a secretaria, a administração municipal assumiu o compromisso de uma retomada segura no transporte, garantindo a saúde dos usuários que utilizam o serviço. E esse compromisso será mantido com base nas avaliações permanentes para adequações necessárias, aplicando notificações e até mesmo multando a empresa caso seja necessário.

A Seterb, órgão fiscalizador da operação do transporte coletivo, informa que está em constante comunicação com a empresa operadora do sistema, realizando avaliações e ajustes necessários. E além disso, a secretaria segue com o papel do município em manter a transparência e conta com o apoio da população, que pode realizar denúncias informando linhas e horários através do telefone de ouvidoria da Seterb 156, opção 3.

Reforçamos ainda que as medidas de controle sanitários, estabelecidas em meio a pandemia do novo Coronavírus, precisam ser respeitadas por todos, como o uso do álcool em gel disponível dentro dos ônibus e nos terminais, a obrigatoriedade do uso de máscaras, o distanciamento mínimo e a circulação dos coletivos com as janelas abertas.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading