Começou nesta semana uma operação de monitoramento nos supermercados de Blumenau com a intenção de verificar os preços dos produtos comercializados, principalmente nas promoções de alimentos oferecidos à população. A ação do Procon serve para conferir se os estabelecimentos estão praticando abusos nos valores das mercadorias para o consumidor, e se os locais estão trabalhando dentro dos padrões de higienização contra à Covid-19.
Até o momento, mais de 15 locais foram monitorados, sendo que a ação deve continuar na cidade, sem data prevista para encerrar. De acordo com o coordenador do Procon, André Moura da Cunha, além dos preços, o monitoramento também está levando em conta os produtos alimentícios que necessitam de refrigeração e se estão dentro dos parâmetros orientados pelos fornecedores.
O Procon confere ainda se as embalagens dos produtos contêm as informações discriminadas de forma clara ao consumidor, conforme específica o Código de Defesa do Consumidor (CDC). O monitoramento também verifica se os estabelecimentos estão oferecendo promoções ou ofertas enganosas e que podem induzir o consumidor à compra. O consumidor pode se precipitar ao comprar algum produto em função do pouco tempo que tem devido às regras do isolamento social no município.
