A ação de golpistas nas redes sociais está forçando as unidades do Procon de todo o país ficarem em estado de alerta. Trata-se de promoções e ofertas de falsas empresas, que induzem os consumidores a fornecerem dados particulares. Uma das práticas que está crescendo na região é o uso de nomes de restaurantes, conhecidos ou não, para aplicar golpes, onde são ofertados descontos e promoções com preços muito abaixo do mercado, fazendo com que a pessoa sinta-se atraída pela oferta.
De acordo com o coordenador do Procon de Blumenau, André Moura da Cunha, os golpes já foram aplicados em diversos Estados, como São Paulo, Paraná e em Santa Catarina, na cidade de Florianópolis. O órgão orienta cautela máxima nestes casos, porque as falsas empresas contatam o interessado pelo anúncio, por meio de mensagens ou telefone, solicitando os dados particulares, incluindo o número do cartão do banco, afirmando que a vítima foi premiada ou selecionada.
Os golpes estão atingindo praticamente todas as redes sociais, com mais incidência no Facebook, Instagram e WhatsApp. Por isso, o Procon orienta que ao ver anúncios com promoções, principalmente com ofertas muito atrativas, o consumidor entre em contato com a empresa ou o estabelecimento para verificar se realmente existe a promoção.
Cunha ressalta também que no caso de Facebook, por exemplo, muitos consumidores curtem as postagens dos anúncios feitos pelas falsas empresas, possibilitando que eles sejam contatados mais facilmente e induzidos a repassarem os dados via mensagem ou contato telefônico. O número do WhatsApp do Consumidor é o (47) 99920-0083.