A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina começa nesta quarta-feira (10) a edição deste ano da Operação Corpus Christi, que se estende até o final de domingo (14). Agentes vão atuar em trechos considerados mais críticos de acidentes graves, convocando policiais para atuar no período de folga para reforçar o efetivo.
Apesar das medidas de isolamento em prevenção ao contágio da Covid-19, o objetivo é prevenir condutas que aumentam o risco de acidentes graves, como ultrapassagens indevidas e consumo de álcool, ou que aumentem as lesões das vítimas, como a falta de capacete, cinto de segurança ou cadeirinhas para crianças.
Nesta época, os trechos com maior índice de acidentalidade no Estado ficam na BR-101 (região da grande Florianópolis, de Itajaí e de Joinville), na BR-470 (região de Navegantes e de Blumenau) e na BR-282 em Lages. Em 2019, durante a Operação Corpus Christi, a PRF registrou 116 acidentes, com 129 pessoas feridas e sete mortes.
Diferentemente de operações anteriores, antes da pandemia do novo coronavírus, não haverá nenhum tipo de restrição de tráfego para veículos com dimensões excedentes como bitrens ou cegonhas. A PRF lembra algumas atitudes importantes que podem salvar vidas. Confira:
- Todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança;
- Acenda os faróis durante o dia, mesmo fora das rodovias;
- Respeite o limite de velocidade;
- Somente ultrapasse com segurança e em local permitido;
- Jamais transite pelo acostamento;
- Motorista: não fale ao celular;
- Se beber, não dirija;
- Fuja dos horários de pico (quarta-feira à noite e domingo à tarde/noite).
