Seja para emagrecimento, melhora da imunidade, ansiedade, equilíbrio do humor, prevenção de doenças ou nutrição da pele, cabelos e unhas, TUDO começa na sua capacidade de digerir os nutrientes dos alimentos que ingere. Isso já explica a importância de manter uma boa microbiota intestinal.
As estratégias nutricionais que podem ser usadas na melhora da saúde intestinal são diversas! E alterações intestinais pontuais são normais, mas frequentes apontam algum problema. Por isso, caso apresente constipação, diarreia, gases e estufamento constantes, é muito importante procurar orientação de um nutricionista.
Para ter um intestino saudável é necessário evitar o consumo de alimentos industrializados e ricos em açúcar, álcool, café e até mesmo gerenciar o estresse… Nada disso ajuda na construção de uma microbiota intestinal saudável.
Importante também incluir na rotina diária:
- Alimentos fontes de prebióticos, como biomassa de banana verde, psyllium, batata yacon e cacau
- Alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, farelos e sementes
- Água em quantidade adequada, no mínimo 2 litros ao dia
- O hábito de mastigar devagar e comer com calma, fundamentais para uma boa digestão
- O controle do estresse e ansiedade, situações que aumentam cortisol e que acabam por alterar a microbiota intestinal
Um intestino doente pode desencadear diversas doenças como diabetes, gordura no fígado, hipotireoidismo e câncer. Então cuide dele e tenha certeza que ele também cuidará de você!

Luana Effting é nutricionista formada em 2015, com especialização nas áreas clínica e esportiva. Atua nas áreas de emagrecimento, hipertrofia, desempenho esportivo, tratamento de alterações intestinais e metabólicas e na orientação para vegetarianismo/veganismo.